sábado, 7 de março de 2020

Não ignore, importante saber: Diferença entre hemorroida e câncer retal: saiba como identificar, confira aqui! |Últimas Notícias do Brasil!


Não ignore, importante saber: Diferença entre hemorroida e câncer retal: saiba como identificar, confira aqui! |Últimas Notícias do Brasil!
Foto/Reprodução



Do VIX - A hemorroida consiste em veias que inflamam ou dilatam devido a fissuras abertas no canal anal com a passagem das fezes. A condição é bastante comum, principalmente entre os 45 e 65 anos idade, mas não é considerada grave, explica Marcelo Averbach, coloproctologista do Hospital Sírio-Libanês.

O câncer colorretal, por outro lado, é um problema mais sério de saúde. Trata-se de uma doença maligna e muitas vezes resultado da transformação de um tumor benigno não detectado e tratado.




A hemorroida e o câncer colorretal não possuem relação, mas alguns sintomas podem ser parecidos, como o sangramento na região anal. Conhecer as diferenças, procurar um médico e realizar exames, portanto, é fundamental para o diagnóstico e o tratamento correto.


Diferença entre hemorroida e câncer colorretal
A hemorroida é uma doença vascular benigna, não relacionada ao risco de desenvolver câncer. Porém, segundo informações do Instituto Oncoguia, hemorroidas também podem dar positividade na pesquisa de sangue nas fezes, o que pode dificultar ou retardar o diagnóstico do câncer.





É muito importante saber que há uma diferença entre o sangramento da hemorroida e o sangramento no caso de câncer. No primeiro, o é sangue vivo e não está misturado às fezes, enquanto que, na doença, o sangue vem misturado com elas. Para o paciente é muito difícil estabelecer essa distinção e somente um médico poderá dar o diagnóstico correto.

Sintomas de hemorroidas
As hemorroidas podem ser internas, ou seja, quando ocorrem apenas dentro do ânus ou na parte inicial do reto, ou externas, quando aparecem na abertura anal, projetando-se para fora do ânus.


A hemorroida interna fica localizada no reto e raramente provoca dor. Neste caso, o sangramento costuma ser a maneira mais comum de identificar o problema. A hemorroida externa pode ser identificada por dor na região anal, presença de sangue nas fezes, nódulos ou inchaço ao redor do ânus.

Sintomas de câncer colorretal
O hábito intestinal é muito individual, mas, sempre que o ritmo de evacuação mudar repentinamente é importante procurar um especialista, alerta o médico Gustavo Fernandes, diretor técnico do Centro de Oncologia do Hospital Sírio Libanês de Brasília.



Além da alteração na frequência da evacuação, os sintomas do câncer colorretalpodem incluir: diarreias frequentes, dores abdominais e/ou ao evacuar, perda de peso e/ou de apetite, aumento do volume abdominal, além de fezes com sanguee/ou mais finas do que o comum.




Nenhum comentário: