quinta-feira, 3 de setembro de 2020

Quantas vezes por dia e por semana é normal fazer cocô? Médico responde, confira aqui! | UltimasNoticiasDoBrasil..com



Quantas vezes por dia e por semana é normal fazer cocô? Médico responde, confira aqui! | UltimasNoticiasDoBrasil..com
Foto / reprodução




Você provavelmente já ouviu por aí que intestino preso é um grande problema e que intestino solto demais também não é algo agradável.

Mas para saber se a sua frequência de evacuação está mais para um ou para outro, é preciso entender quantas vezes por dia e semana é saudável fazer cocô.

Frequência de evacuação ideal
O coloproctologista Alexandre Fonoff, coordenador do Centro de Coloproctologia do Hospital Samaritano (São Paulo), explica que é considerado saudável a faixa de frequência evacuatória de 3 vezes por dia até 1 vez a cada 3 dias.

Esse padrão só é considerado normal quando tal ritmo já é constante e habitual para a pessoa. "Se o indivíduo que evacua 3 vezes por dia desde sua infância passa a evacuar 1 vez a cada três dias (ou vice-versa), consideramos uma alteração do hábito intestinal e devemos nos preocupar", explica o médico.

Hora certa para fazer cocô
De acordo com o especialista, você deve sempre ir ao banheiro no momento em que sentir vontade, ou seja, quando houver uma solicitação natural do seu corpo, que costuma se expressar com contrações intestinais.

Geralmente isso acontece de manhã, quando há o primeiro grande estímulo para a evacuação. "Isso ocorre graças ao reflexo gastrocólico, que é o estímulo evacuatório gerado após a primeira refeição do dia, depois de uma boa noite de sono, momento em que todo metabolismo desacelera", explica.

Esse processo acontece depois que o estômago é distendido pelos alimentos, o que faz com que o intestino delgado gere, por reflexo, ondas de contração que propulsionam as fezes acumuladas em direção ao reto.


A evacuação, por fim, acontece depois que a distensão do reto manda uma mensagem ao cérebro para relaxar do esfíncter interno do ânus.

Do VIX

Nenhum comentário:

Aviso Legal

Qualquer prática ilícita ou com a publicação de conteúdo que viole direitos autorais, por favor nos informe escrevendo para ultimasnoticiasdobrasil.com@domainsbyproxy.com

Pesquisar este blog