segunda-feira, 12 de outubro de 2020

Deixar de fazer essa simples coisa no dia-a-dia pode resultar em um câncer de garganta, confira aqui! | UltimasNoticiasBrasil..com


Deixar de fazer essa simples coisa no dia-a-dia pode resultar em um câncer de garganta, confira aqui! | UltimasNoticiasBrasil..com

Foto/Reprodução

Claro, você se esforça para escovar os dentes duas vezes por dia, mas é fácil pular a rotina noturna quando está muito cansada. Parece inofensivo, mas uma nova pesquisa descobriu que fazer isso com frequência é mais sério que você imagina.

Publicada no periódico Cancer Research, a pesquisa liga doenças peridentais a câncer de esôfago, aquele tubo que vai da sua garganta a estômago.

Para o estudo, cientistas coletaram amostras da boca de 122 mil pessoas e, após 10 anos, 106 delas haviam desenvolvido câncer de garganta, que provocou a morte recente do guitarrista Eddie Van Halen.

Essas pessoas também possuíam um nível mais alto de certas bactérias de acordo com as amostras, mesmas bactérias que são ligadas a gengivite ou outras doenças de gengiva.

Elas são encontradas na boca quando não temos uma boa higiene bucal.

No entanto, vale levantar um ponto: os pesquisadores não tinham acesso aos hábitos de higiene bucal dos participantes, apenas às amostras. Então, é difícil dizer se a bactéria causou a doença por si só ou se os voluntários já possuíam doenças peridentais, e isso que aumentou o risco de câncer.

Ainda assim, claramente manter os dentes limpos é importante para a saúde geral. Então, sério: se certifique de escovar os dentes duas vezes por dia. Pode ser mais benéfico para sua saúde que você imagina.

Do IstoÉ

Nenhum comentário:

Aviso Legal

Qualquer prática ilícita ou com a publicação de conteúdo que viole direitos autorais, por favor nos informe escrevendo para ultimasnoticiasdobrasil.com@domainsbyproxy.com

Pesquisar este blog