quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Entenda a diferença entre DP e RH


 
Foto / reprodução
O Departamento Pessoal é o setor empresarial responsável por administrar os processos burocráticos e as relações trabalhistas do empregador, portanto, é ele que deve manter as responsabilidades fiscais e legislativas da organização em ordem, independente de se referir aos funcionários ou órgãos como o Ministério do Trabalho, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), entre outros. 

Sendo assim, é essencial que os funcionários deste setor se mantenham atentos às principais regras impostas pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), bem como, possíveis acordos coletivos e contratos celebrados com o quadro de colaboradores. 

Importância do Departamento Pessoal para as empresas
O trabalho do Departamento Pessoal tem o objetivo de garantir que as leis trabalhistas sejam devidamente seguidas pela empresa, prática essencial para evitar a incidência de multas ou, em casos extremos, lidar com ações judiciais promovidas por ex-colaboradores devido a questões financeiras. 

É importante estar ciente de que, o Departamento Pessoal lida com um volume elevado de informações, o que requer bastante atenção e organização, desta forma, muito além de apenas contar com este setor, pode ser de grande valia que a empresa aposte em um Departamento Pessoal online, ou em algum sistema que facilite o registro de dados perante a situação particular de cada colaborador, como o controle de ponto, por exemplo.


A impressão é de que o Departamento Pessoal é bastante similar ao setor de Recursos Humanos, uma confusão bastante comum, pois, ainda que ambos exerçam tarefas relacionadas aos colaboradores, o Recursos Humanos tem a prática voltada para a execução de processos de recrutamento e seleção, bem como, a gestão do relacionamento entre os colaboradores e os empregadores. 

No caso de empresas de pequeno porte, há a possibilidade de os dois setores serem unificados, considerando que, um quadro de colaboradores menor torna possível que as atividades sejam realizadas sem grandes dores de cabeça.

Principais obrigações do Recursos Humanos
Para cumprir todas as tarefas e conquistar os objetivos, o setor de Recursos Humanos desenvolve uma série de tarefas que são distribuídas em subseções. 

Cada uma delas exerce um papel importante neste departamento e, vale lembrar que, tais divisões não são obrigatórios e, a tendência é que quanto menor o porte da empresa, menos divisões tenha. 

Contudo, isso não é uma regra, observe as principais subdivisões: 
Assessments
Rotinas de departamento pessoal
Headhunting
Recrutamento e seleção de profissionais
Avaliação de desempenho
Desenvolvimento de talentos
Desligamento de profissionais
Outplacement
Como a automatização tem mudado o Recursos Humanos? 
Os avanços tecnológicos têm abrangido diversas áreas da vida humana, no intuito de promover melhorias e qualidade de vida para as pessoas, além de facilitar a execução de todo e qualquer tipo de atividade e, o departamento de Recursos Humanos é um deles. 

Atualmente, o desenvolvimento e evolução de novas tecnologias de informação tem transformado o modo com o respectivo departamento é gerenciado, melhorando e trazendo eficiência ao recurso mais importante para as empresas, as pessoas, as quais são capazes de contribuir efetivamente para alcançar os objetivos de uma organização.

Ao longo dos anos, as atividades do setor de Recursos Humanos fora, quase que na totalidade, manuais e complexas.

Por isso, graças às novas ferramentas tecnológicas disponíveis, esses processos foram automatizados, simplificando expressivamente as tarefas da área, inclusive no que se refere ao envio automatizado de dados para o Governo Federal através do eSocial.

Com informações do site: jornalcontabil, por Wesley