quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

Como fazer sorvete caseiro de chocolate cremoso? Veja receita e espante o calor


 

Foto: Reprodução

A meteorologia mandou avisar: a primavera em Belo Horizonte, que chegou nessa semana, terá pico de calor em outubro, que começa na próxima quinta-feira. Que tal se preparar deixando um sorvete caseiro de chocolate, bem cremoso, prontinho no freezer?

A receita (veja no vídeo abaixo) é ensinada pela mestre sorveteira da Alento Sorvetes, Talita Viza, e é uma das primeiras que ela criou. São só cinco ingredientes: chocolate em barra, leite, cacau, leite condensado e creme de leite de caixinha. "A pessoa pode usar o creme de leite fresco também, mas vai ficar numa consistência mais de um gelato.
São resultados diferentes, mas os dois são bons", ensina ela, que também sugere incluir raspas de chocolate. "Dá um charme e fica mais gostoso", conta.

Mas para fazer o sorvete, apesar de essa ser uma receita bem fácil, é necessário paciência. A mistura precisará ir ao freezer por duas vezes. Primeiro, por 3 horas antes de ser levada à batedeira. Depois, retorna para mais 12 horas antes de ser servida. "Na hora de levar à batedeira, a dica é conferir se ele já está firme: não pode estar 'pedra', mas precisa estar gelado e consistente", conta Talita. Além disso, é preciso deixar o sorvete na batedeira até que os cristais de gelo sumam e que a mistura fique homogênea.
 



Sorvete de chocolate

Ingredientes 

200 g de chocolate em barra 
500 mL de leite 
40 g de cacau em pó 
40 mL de leite condensado 
200 mL de creme de leite de caixinha
100 g de raspas de chocolate ao leite 

Como fazer 

Ferva o creme de leite e misture o chocolate até derretê-lo. Bata essa mistura no liquidificador com os demais ingredientes, exceto as raspas de chocolate, por três minutos. Coloque no freezer por três horas (até que fique consistente, mas não congelado). Bata na batedeira por três minutos (até que os cristais de gelo sumam e que a mistura fique homogênea). Adicione as raspas e misture delicadamente. Coloque de volta no freezer por mais 12 horas antes de servir.

Com informações do site otempo