sábado, 26 de dezembro de 2020

Cúrcuma e pimenta do reino, infusão para fortalecer seu sistema imunológico


 
Foto: Reprodução
Cúrcuma e pimenta do reino, infusão para fortalecer seu sistema imunológico

O açafrão é uma planta nativa da Indonésia e do sul da Índia cujo caule foi usado por muitos anos como corante para o corpo e para tecidos, mas com o passar do tempo também foi adicionado aos alimentos como condimento e alguns estavam apreciando suas propriedades nutricionais e benefícios que tinham para a saúde , por isso é amplamente utilizado em remédios naturais .

Como muitos sabem, este rizoma é rico em curcumina , composto que ajuda a aliviar dores nas articulações, desintoxicar o corpo, prevenir o envelhecimento celular, melhorar a digestão, reduzir a inflamação , aliviar o estresse, a ansiedade e a depressão, entre muitos outros benefícios, embora também seja muito eficaz no combate a resfriados.

Aprenda a cuidar da saúde dos olhos durante o verão

A curcumina tem excelentes propriedades anti-inflamatórias, antivirais e antibacterianas, o que a torna um ingrediente ideal para prevenir resfriados ou aliviar sintomas, pois mata as bactérias que causam a gripe e ajuda a fortalecer as defesas do nosso sistema imunológico. No entanto, o açafrão tem baixa biodisponibilidade , o que você quer dizer?

Cúrcuma e pimenta do reino contra resfriados
Três dicas para ter cílios longos e lindos

A baixa biodisponibilidade da cúrcuma significa que quando a consumimos é tão fácil para o nosso corpo assimilar seus benefícios, pois tem baixa solubilidade em água, também tem instabilidade molecular e é facilmente descartado pelo nosso corpo.

Para isso, a pimenta-do-reino atua como uma espécie de catalisador da curcumina em nosso organismo, o que facilita a aquisição dos benefícios do rizoma em nosso organismo.

Alho: conheça todo o poder curativo e medicinal deste ingrediente básico na cozinha

Além disso, ambos os ingredientes, cúrcuma e pimenta-do-reino, têm capsaicina , elemento químico natural que lhes confere uma característica picante e que os benefícios se traduz em um efeito descongestionante , além de abrir as vias aéreas e ajudar a melhorar a circulação, bem como para expelir muco.

Infusão de cúrcuma e pimenta-do-reino
Ingredientes:
250 ml de água
1 pau de canela
1/3 colher de chá de açafrão em pó
1 colher de chá de gengibre ralado
1 pitada de pimenta preta
Legumes salteados e patê de vegetais, um jantar fácil para perder peso

Coloque um poço com a água e o pau de canela em fogo médio alto, depois de ferver, retire do fogo acrescente o açafrão em pó , o gengibre ralado e a pimenta-do-reino , de preferência moída na hora, mexa, tampe e deixe por 10 minutos para infundir. Sirva no seu copo, passando a bebida por uma peneira, acrescente mel a gosto. É aconselhável tomar esta infusão de manhã com o estômago vazio , 20 minutos antes do almoço e antes de dormir .

Com informações do site: n1