sábado, 26 de dezembro de 2020

Saiba como melhorar sua saúde mental através da yoga


 
Foto: Reprodução
O ano de 2020 foi, em suma, um período de grandes mudanças. Durante os primeiros meses tivemos que enfrentar uma pandemia global que nos obrigou a nos abrigar em nossas casas  e adaptar nossa rotina . Com base nessa situação estudos indicam que muitas pessoas tiveram sua saúde mental afetada pelo novo coronavírus  apresentando sintomas de ansiedade e / ou depressão.

Diante desse cenário, existem várias ferramentas úteis que podem ajudar a melhorar nossa saúde mental. Um deles é o yoga, uma disciplina milenar na Índia, recomendada pela ONU como um método valioso para enfrentar o sentimento de incerteza, que atinge todos os aspectos da vida, gerado a partir da crise de saúde que se traduz em níveis elevados de estresse, ansiedade e, em muitos casos, depressão.

Yoga para saúde mental
O interesse pela disciplina de yoga se deve aos múltiplos benefícios que ela oferece, principalmente por aprender a lidar com momentos de incerteza e de mudanças como os que vivemos hoje. Se a pandemia e a quarentena transformaram sua vida em 180 graus e você sente que ainda não consegue estabilizar suas emoções ou se sente oprimido por toda essa situação, a prática de yoga pode ser uma ferramenta muito útil para você. Veja 3 recomendações para encorajá-lo a experimentar a disciplina:

Seu corpo, sua principal ferramenta – A principal ferramenta de que você precisa para começar a yoga é o corpo e a mente em plena concentração. Além disso, você pode acompanhar suas práticas com um tapete  antiderrapante, blocos e alças que te ajudam a conseguir e treinar em cada postura, alcançando assim um momento ideal de conexão com seu corpo e com o mundo.

Yoga em todos os lugares, em todos os momentos – De acordo com o fundador do lāal, a yoga é uma disciplina milenar que pode ser praticada a qualquer hora e em qualquer lugar. Você só precisa de um espaço silencioso, onde se sinta confortável e possa realizar as posturas sem dificuldade. Ideal para ser praticado em ambientes internos, especialmente agora que diferentes professores e estúdios de yoga implementaram plataformas digitais para suas aulas online.

Resiliência e calma – O Yoga é uma disciplina onde a ligação entre o corpo e a mente é fundamental. Por este motivo, as práticas sempre começam e terminam com uma pequena meditação que lhe permitirá estar mais consciente e aliviar o stress e a ansiedade provocados pelos momentos de ansiedade. Então, cada uma das posturas que você começar a praticar ajudará a equilibrar seu corpo. É por isso que, se praticada com frequência, essa disciplina milenar nos permite desenvolver resiliência e calma para enfrentar os momentos difíceis.

Com informações do site: N1, Tatiane Santos