domingo, 10 de janeiro de 2021

Conheça o chá azul: quais são os benefícios naturais para a saúde?


 

Conheça o chá azul: quais são os benefícios naturais para a saúde? Certamente você conhece chá verde, chá preto, chá vermelho e chá branco, mas você conhece chá azul? Também conhecido como chá oolong, é uma das cinco principais famílias de chás da China antiga. Se você gosta de tomar chá, hoje falaremos com você sobre os benefícios do chá azul.

O chá oolong vem da planta camellia sinensis, da qual são derivados chás como branco, verde, vermelho e preto. Este é obtido com uma oxidação mais longa do chá verde, mas não tão extensa a ponto de virar chá preto, é como um ponto médio que lhe dá a sua cor.

Entre verde e preto
O chá oolong desenvolve um sabor médio também entre esses dois chás, mas com um toque mais doce porque a oxidação não fica tão concentrada como ocorre com o chá preto. Tal como acontece com a variedade negra da camélia sinensis, o oolong é enrolado no processo antes da secagem.

Uma fonte de antioxidantes
Os antioxidantes das folhas do chá camellia sinensis não são desconhecidos e, como o chá branco ou vermelho, o oolong contém antioxidantes que ajudam a combater os sinais de envelhecimento tanto física quanto esteticamente. Por essa mesma propriedade é que ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

Ajuda a perder peso
Um estudo publicado no Chinese Journal of Integrative Medicine teve o único objetivo de determinar os efeitos anti-obesidade do chá oolong em pessoas com sobrepeso. Provou que este chá é capaz de diminuir o teor de gordura corporal e reduzir o peso. Por sua vez, o consumo crônico de chá oolong pode prevenir a obesidade.

Energizante
Contém teores importantes que fornecem energia como no caso da cafeína, aliás este efeito energizante pode ser um pouco forte para quem não está habituado ao chá azul, por isso não é recomendado no caso de grávidas, pessoas com problemas nervosos ou stress, bem como na hipertensão.

Outros benefícios
É um ótimo preventivo contra o câncer.
Promove a função respiratória.
Reduz o açúcar no sangue.
Reduz a pressão arterial.
Regula o colesterol.

Como preparar

A sua preparação é igual à do resto do chá em fios. Basta colocar o chá azul em uma peneira especial ou cápsulas, geralmente uma colher de sopa, e despejar a água fervente. Deixe descansar por pelo menos sete minutos para que ganhe cor e se acentue.

Com informações do site: Informe Brasil