
Foto: Reprodução
As altas temperaturas típicas do verão provocam mais calor, transpiração e sede do que o habitual, fazendo com que o corpo necessite de hidratação intensa. De acordo com o nefrologista da Uninefron Rafael Pacífico, a falta de água no organismo pode causar um problema grave para a saúde dos rins: o surgimento dos cálculos renais.
O médico explica também que, no verão, as atividades físicas geralmente se intensificam e a falta de água durante os treinos pode aumentar os riscos.
“Durante a prática de exercícios que exigirem esforços intensos, especialmente quando forem realizados ao ar livre e expostos ao sol, é imprescindível que se mantenha a hidratação corporal com água, isotônicos e bebidas leves”.
Além das pedras nos rins e da insuficiência renal, a desidratação pode causar convulsões, inchaço no cérebro, perda de consciência, queda da pressão arterial e até levar o indivíduo à morte.
Qualquer pessoa pode identificar que apresenta um quadro de desidratação quando sentir sede constante, fadiga, constipação, mau hálito, pele ressecada, dores de cabeça e redução no volume de urina.
“Neste caso, é indicado procurar um especialista para obter o diagnóstico e a prescrição de um tratamento adequado”, orienta Rafael Pacífico.
Com informações do site uninefron