terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Vídeo: Deck de recanto ecológico fica submerso pelo rio Olho D'água em MS


 
Foto: Reprodução
A nascente do Rio Olho D'água encheu e as águas deixaram o deck do Recanto Ecológico Rio da Prata em Bonito totalmente submerso em imagens dignas de filmes que foram registradas na sexta-feira (22), pelo fotógrafo Fernado Maydama.

Esse cenário é reflexo da sua mata ciliar conservada e por estar dentro de uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), um tipo de Unidade de Conservação.

Segundo a publicação do Recanto Ecológico, quando chove muito, o Rio da Prata enche, ocasionando o represamento e aumentando assim o nível de água do rio Olho D'Água. "É um episódio raro".

A beleza das imagens é principalmente devido as cores da água que se mantem cristalina, mesmo durante a cheia. "O rio Olho D'Água, onde acontece o passeio de trilha e flutuação, só se mantém cristalino devido à preservação das suas matas ciliares mostrando o quão importante é a implantação das Unidades de Conservação. Quando estas matas são mantidas, há menos erosão nas margens e consequentemente menor carreamento e deposição de sedimentos nas águas. Por isso, mesmo diante de enchentes e chuvas fortes, a água do rio Olho D'água permaneceu tão transparente", publicou a instituição.

Veja o belo passeio pelo deck submerso pelas lentes de Fernando Maydama:

Com informações do site: jd1noticias