sábado, 27 de fevereiro de 2021

Está com o cabelo caindo muito? Saiba como acabar com a queda capilar


 
Foto: Reprodução

É muito frustrante perceber a quantidade de fios indo embora quando vamos tomar banho ou acumulados no travesseiro e escova de cabelo, certo? É normal que alguns fios caiam ao longo do dia, mas quando estamos com o cabelo caindo muito, é necessário prestar atenção.

A queda acentuada de cabelos pode demonstrar que algo não vai muito bem na nossa saúde. Nem sempre esse problema é resultado apenas dos fios que andam precisando de cuidado especial.

Ainda que seja normal alguns fios caírem, levando em consideração que nossos cabelos estão sempre se renovando e é necessário abrir espaço para os fios novos crescerem, quando estamos com o cabelo caindo muito, pode ser necessário consultar um profissional especializado para entender o que está acontecendo.

O ciclo de vida dos nossos fios envolve que eles nasçam, cresçam e morram, como qualquer ciclo de vida. Esse processo faz com que, de forma geral, uma pessoa perca cerca de 100 fios de cabelo ao dia.

Portanto, quando a queda é muito maior do que a média, você deve investigar o motivo.

São muitas as causas de queda de cabelo, e é essencial entender o que está levando suas madeixas a caírem mais do que a quantidade considerada normal a fim de perceber a forma mais eficiente de tratar.

Se o cabelo caindo muito está se tornando um problema para a sua vida e o seu visual, pode respirar aliviada! Este artigo te conta tudo que você precisa saber sobre a temida queda capilar! Vamos lá?

Quais as causas da queda de cabelo?

Muitas! Elas podem ser de fundo emocional, físico ou químico. É claro que apenas um profissional vai conseguir apontar as reais causas para o seu cabelo estar caindo muito, mas é sempre bom saber o que pode estar acontecendo com você, não é mesmo?

Nosso corpo tem formas diferentes de nos avisar que algo não vai bem. A queda acentuada de cabelo é uma dessas formas. É preciso estarmos sempre atentos aos sinais enviados pelo nosso organismo a fim de entender o que está acontecendo e quando é a hora mais indicada para procurar ajuda profissional.

Alguns dos sinais de que o cabelo caindo muito pode demonstrar problemas mais sérios podem ser percebidos por outras reações de nosso corpo, bem como por uma análise mais profunda da nossa própria rotina.

1. Emocionais

Nosso emocional exerce influência direta na nossa saúde, por mais que por vezes tenhamos o costume de dizer que não. A forma como nos sentimos e os problemas que causam doenças emocionais, por exemplo, podem fazer com que seus cabelos caiam de forma mais acentuada.

Perder os cabelos de tanta preocupação não é apenas força de expressão, não! Nossas emoções têm um profundo impacto na forma como nosso corpo trabalha e com os cabelos não seria diferente. Depressão, stress, transtorno de ansiedade e outras doenças geram a produção de hormônios que causam a inflamação no folículo piloso, levando à queda do fio.

2. Físicas

Essas são as causas mais comuns entre os casos de queda capilar. Ovários policísticos, problemas na tireóide, anemia e distúrbios alimentares, gestação e outras causas exclusivamente físicas podem estar contribuindo para que o seu cabelo esteja caindo muito!

Se você tem se alimentado mal ou apresenta algum desses problemas, é sempre bom dar aquela passadinha no consultório médico para checar os níveis hormonais e a saúde em geral!

3. Químicas

Embora o mais comum seja a quebra dos cabelos após intervenções químicas, a queda também pode ocorrer em casos de produtos que entram em contato com o couro cabeludo, causando alergias. Alguns procedimentos são extremamente danosos aos folículos capilares e couro cabeludo, podendo, sim, levar à queda dos cabelos.

Mas, é quebra ou é queda?

É preciso entender qual a diferença entre a quebra e a queda de cabelo. Pode ser que você acredite que essa diferença é óbvia, mas, acredite, é muito mais comum do que pensamos confundir uma com a outra.

Pare para pensar: quando você olha os cabelos na escova ou no ralo do banheiro, você analisa se o fio está ali inteiro ou apenas pedacinhos dele? Pode ser que aqueles fios estejam quebrados, não necessariamente caindo como um todo.

Muita gente confunde as duas coisas, mas, na verdade, elas têm uma diferença bem simples: a quebra ocorre quando o fio rompe em alguma altura, a queda é quando o cabelo cai inteiro, com presença do bulbo capilar (aquele pontinho branco na ponta do fio).

Então, ao perceber o cabelo caindo muito observe atentamente o fio: perceba se ele tem o mesmo comprimento dos demais e se apresenta o bulbo capilar em uma das extremidades. A quebra, embora um grande problema para quem gosta de ver os fios saudáveis, pode ser revertida investindo em um cronograma capilar caseiro.

Cabelo caindo muito? Descubra o que fazer!

Agora que você já entendeu mais ou menos o que é a queda de cabelo e quais são alguns dos motivos que podem levar a uma queda acentuada dos fios, é interessante perceber quais são as principais soluções para esse problema.

Se você começou a perceber o cabelo dando adeus, algumas dicas podem ajudar você enquanto a causa principal não é encontrada. Ah! E essas dicas são daquelas para continuar aplicando mesmo quando tudo voltar ao normal, viu?

1. Hidratação é a base de tudo

Achou que só quem sofre com a quebra capilar iria usufruir dos benefícios do cronograma capilar? Nem pensar! A hidratação, primeira etapa do cronograma capilar, é obrigatória para quem quer cabelos mais fortes e menos propensos à queda!

2. Espace as lavagens

Mesmo se o seu cabelo for mais oleoso, é bom maneirar nas lavagens. O processo de lavagem, quando diário, pode enfraquecer os fios e deixá-los mais vulneráveis. Portanto, se você tem o hábito de lavar o cabelo a cada banho, é bom repensar essa prática!

3. Pare com os tratamentos químicos

Como falamos acima, os procedimentos químicos podem ter culpa no cartório se o seu cabelo está caindo muito! Cesse os tratamentos e opte sempre por produtos com formulações naturais, que limpam sem agredir.

Infelizmente, a queda de cabelo tem tirado o sono de muitas pessoas ultimamente. O estilo de vida agitado, a má alimentação e desequilíbrios hormonais têm causado danos na autoestima e no visual de quem não se atenta aos primeiros sinais de que o cabelo está caindo muito mais que o esperado. Se você tem tido esse problema, procure seu médico e, claro, siga as nossas dicas para madeixas fortes e incríveis!

4. Dê atenção ao seu couro cabeludo também

A parte viva do nosso cabelo está localizada no bulbo capilar, que fica no couro cabeludo. Se você está com o cabelo caindo muito, pode significar que há algo errado com essa região. 

O couro cabeludo é uma região de extrema importância para a saúde capilar, já que é ali que os fios nascem. Dessa forma, problemas que ocorram nessa região podem afetar o nosso cabelo como um todo. É possível perceber alguns desses problemas devido a outras reações como coceiras e descamação.

Busque se alimentar de maneira correta, se hidratar sempre e utilize produtos como tônicos e shampoos desenvolvidos para estimular o bulbo capilar. Assim você tem mais chances de combater a queda capilar.

Esperamos que essas dicas tenham ajudado a entender a queda capilar. Se você sentir que o cabelo caindo muito pode se tornar um problema mais sério, não deixe de consultar um dermatologista para realizar uma análise mais profunda das causas da queda.


Com informações do site:  Cabelo.com