segunda-feira, 22 de março de 2021

Aprenda fazer doces que “matam” a ansiedade no isolamento social


 
Foto: Reprodução
Parece que voltamos à estaca zero da pandemia. Mais uma vez, Campo Grande voltou a ter restrições mais rigorosas no esquema de "lockdown" para evitar a proliferação do novo coronavírus e, consequentemente, o aumento de casos – que já beira o colapso.

Pensando em ajudar você a ficar dentro de casa mas não "pirar" de ansiedade, o Menu da Nutricionista de hoje te convida a se deliciar com sobremesas mais leves e "sem culpa".

Para a profissional de nutrição Natália Araújo Lino, 29 anos, o saudável mesmo é a gente utilizar a comida de forma inteligente e não necessariamente "cair matando" em tudo que vê pela frente.

"Devemos aproveitar os nutrientes, até mesmo os ansiolíticos, para aí sim unirmos numa força tarefa de passarmos por mais esse momento difícil. Afinal, tentação é algo muito relativo na área da alimentação. Você até pode tudo, mas nem tudo te convém, não é mesmo? Podemos sim aliar aquela vontade de doce por meio de uma receita nutritiva e saborosa", garante.

A nutricionista dá um exemplo: "o chocolate 70%, que contém antioxidantes e fitoquímicos, também entra na variedade de alimentos saudáveis e saborosos. Tudo depende da quantidade de ingestão de cada alimento. Não existe alimento vilão ou emagrecedor. Por isso a importância de se manter bons hábitos alimentares", assegura.

De doce com fruta a versão zero lactose, tem sobremesa para todos os gostos. Confira:

Travessa de uva fit

Ingredientes:

1 barra chocolate 70%
1 vidro de leite de coco
2 colheres de sopa de amido de milho
2 colheres de sopa de açúcar de coco
2 cachos de uva pequenos
Modo de preparo – Coloque em uma travessa as uvas cortadas ao meio. Leve ao fogo o leite de coco, amido e açúcar até formar uma creme espesso, espere esfriar e coloque sobre as uvas. Misture o leite de coco e amido de milho ainda em temperatura ambiente. Derreta o chocolate e despeje por cima. Sirva gelado.


Pudim sorvete sem lactose

Ingredientes:

200ml de água
2 colheres de chocolate em pó 50% (zero lactose)
3 ovos
1 lata de leite condensado zero lactose
Leite semi-desnatado zero lactose (medir na lata de leite condensado)
4 colheres de sopa de açúcar
1 lata de creme de leite zero lactose
Calda – Em uma panela adicione a água e o chocolate em pó sem lactose e misture bem. Leve ao fogo até formar uma calda, sempre mexendo, depois que levantar fervura deixe por 5 minutos. Despeje a calda em uma fôrma de alumínio própria para pudim, espalhe a calda na lateral da fôrma e no fundo. Leve ao congelador até a calda começar endurecer. 

Primeiro creme – Coloque em uma panela as 3 gemas peneiradas, o leite condensado sem lactose e o leite semi-desnatado sem lactose, misture bem, e leve ao fogo sempre mexendo. Deixe cozinhar por 5 minutos até levantar fervura. Retire do fogo e reserve.

Segundo creme – Bata na batedeira as claras em neve. Em seguida, com a batedeira ainda ligada, acrescente o açúcar e bata até emulsificar. Desligue a batedeira e acrescente o creme de leite sem lactose, misturando delicadamente. Misture o primeiro creme com o segundo, despeje na fôrma reservada e leve para congelar de um dia para o outro. 

Bombom fake 


Ingredientes:

100g de chocolate 70%
200g de amendoim
50g de xilitol
2 colheres de sopa de óleo de coco
1 colher de sobremesa de chia
Modo preparo – Derreta o chocolate em banho maria ou microondas e reserve. Triture o amendoim até virar uma farinha, junte o óleo de coco, xilitol e chia e misture. Faça bolinhas e coloque por 30 minutos no freezer.
Retire as bolinhas e passe no chocolate 70% e volte ao freezer por mais meia hora. 

Dica da Nati – Você pode substituir o amendoim por amêndoa, pistache, castanha de caju ou até um mix de castanhas. Experimente!

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Com informações do site: campograndenews