domingo, 21 de março de 2021

Atenção para os 8 alertas do corpo que indicam que a sua saúde não vai bem


 
Foto: Reprodução

Quando o organismo está debilitado, seja por um simples problema ou por doenças mais graves, o corpo fica indisposto e recebe alertas que, na maioria das vezes acabam sendo desprezados, pois são considerados como um mal-estar passageiro.

No entanto, quando esses alertas persistem, não é recomendado se automedicar e sim procurar imediatamente um profissional especializado no assunto. Quanto mais cedo é detectado o problema, mais fácil é o tratamento e a prevenção contra complicações.


Conheça agora oito alertas do corpo que indicam que sua saúde não vai bem e quais são suas possíveis causas. Vale lembrar que somente um diagnóstico médico pode indicar os causadores de cada sintoma, bem como o tratamento adequado para cada caso.

1 – Dor de cabeça

Diversos fatores como estresse, sinusite, hipertensão, insônia, fraqueza nervosa, anemia, deficiência de oxigênio entre demais problemas podem levar a dores de cabeça que variam entre a leve até a mais dolorosa. Uma simples dor de cabeça pode acabar se tornando uma enxaqueca insuportável. Em casos mais extremos, ela pode ser um alerta para doenças mais graves, relacionadas a problemas estruturais da cabeça como tumor, meningite, encefalite e hemorragia cerebral.

2 – Edema

O edema é o inchaço do corpo devido à retenção de líquido que pode acontecer devido a fatores dos mais simples aos mais graves. O excesso de líquido no corpo pode ser causado por falta de atividade física, calor intenso, menstruação, gravidez e por utilizar alguns medicamentos. Ele também pode ser um alerta para doenças mais sérias como insuficiência cardíaca e pulmonar, tireoide, doença hepática, diabetes, lesões nos rins e alergias.

3 – Soluço

O soluço geralmente surge em situações como comer muito depressa ou em grandes quantidades, se a garganta ou o estômago estão inflamados, em casos de muito nervosismo ou até mesmo quando está muito frio. A duração normal de um soluço é por apenas alguns minutos, mas caso aconteça com maior frequência e por períodos prolongados, é preciso se preocupar.

O soluço também pode ser um alerta de doenças como asma, bronquite, doença de fígado, intestino e rins. É preciso ficar atento também, pois, em alguns casos, o soluço pode estar alertando para doenças mais graves como pneumonia e ataques cardíacos.

4 – Febre

A sensação de queimação, calafrios e indisposição não querem dizer somente que você está com um resfriado, indicam também que o corpo está em estado febril.
A febre é muito importante para a defesa do corpo contra infecções e surge para alertar de que algo está errado.

A temperatura normal do corpo é de 37ºC e qualquer alteração acima dessa média, considera-se febre. Além da gripe, inflamação ou infecção, a febre também pode ser um alerta de doenças mais graves como: lesão cerebral, doença do sistema endócrino, insolação, envenenamento ou até mesmo o câncer.

5 – Falta de ar

Aquela sensação de falta de ar ao praticar exercícios que exigem muito esforço ou até mesmo ao subir uma escada pode ser considerada normal, mas se a dificuldade respiratória é grande ou a todo momento, isso é um sinal de que pode haver algum problema com o seu corpo. As doenças cardíacas, obstrução ao fluxo de ar, ansiedade, pulmonar e muscular, têm a falta de ar como um alerta de que o corpo está debilitado.

6 – Dor abdominal

A sensação de incômodo na região abdominal pode variar entre uma dor suportável até doloridas pontadas que acabam sendo insuportáveis e podem ser transitórias, durar por alguns minutos ou em casos mais graves, até horas.

Geralmente, a dor abdominal se origina no sistema digestivo, mas pode significar diversas doenças diferentes, como obstrução intestinal ou constipação crônica, intoxicação alimentar ou alergia, apendicite, indigestão e azia, úlceras, infecção urinária e pedras nos rins.

7 – Dormência e formigamento

A sensação de dormência e formigamento no corpo geralmente acontece nas mãos, pés, braços e pernas e pode ser causada por uma simples posição sedentária por um longo tempo, alguma lesão do nervo ou falta de suprimento sanguíneo na região afetada.
Mas, além disso, a sensação ruim também pode estar associada a algum outro tipo de doença como enxaqueca, diabetes, esclerose, derrames e convulsões. Em casos mais extremos, aparecem sintomas como fraqueza e paralisia.

8 – Vertigem

A tontura ao levantar rapidamente na maioria das vezes é desprezada, mas pode acabar colocando sua saúde em risco. A vertigem ocorre quando há problemas com os mecanismos de equilíbrio do ouvido médio, com o cérebro ou com conexões nervosas entre os dois. Esse sintoma pode ser um aviso para distúrbios benignos da ansiedade, epilepsia, derrame cerebral, tireoide, sífilis cerebral, câncer e demais problemas.


Com informações do site:  Dicas de Mulher