quinta-feira, 11 de março de 2021

Cuidado! Não é recomendada para o que a maioria das pessoas ainda acredita


 
Foto: Reprodução

No Brasil um dos medicamentos tópicos mais utilizados é a Neomicina – pomada popularmente conhecida por um de seus nomes comerciais, o “Nebacetin”. Essa pomada tem como princípio ativo o sulfato de neomicina e em algumas formulações a bacitracina zíncica associada.

A Neomicina é um remédio que combate bactérias, ou seja, é um antibiótico. Seu uso deve ser feito de forma tópica, com a aplicação da pomada no local onde está acontecendo uma infecção bacteriana superficial, ou, para a prevenção de infecções causadas por bactérias em tecido exposto.

A pomada de Neomicina é recomendada para uso e aplicação na pele e em mucosas em casos de lesões e ferimentos como: pequenas queimaduras, no auxílio à cicatrização de ferimentos gerais, incluindo os pós cirúrgicos, em úlceras da pele e pêlos, em casos de acne infeccionada e furúnculos e também da região externa da orelha.

A pomada Bepantol é hidratante e seu uso como cicatrizante é bastante criticada pelos especialistas em tatuagens.

Quando for necessário o uso da Neomicina, a forma correta de se utilizar o medicamento tópico é aplicando-o suavemente na região, espalhando a pomada de forma igual e sem excessos em toda a extensão desejada. Vale dizer que, antes de aplicar a pomada, a superfície deve estar limpa e seca.

A Neomicina não possui grandes contraindicações para uso em pele e mucosas e pode ser usada tanto por adultos quanto por crianças.
É um medicamento que requer a receita médica, por ser da classe dos antibióticos, e pode ser encontrado facilmente em qualquer farmácia, inclusive, na sua forma genérica no Brasil que possui preço acessível para a população.


Com informações do site:  1news - Evandro