terça-feira, 23 de março de 2021

Quanto café pode beber por dia? Veja a quantidade ideal


 
Foto: Reprodução
Saber quanto café pode beber por dia para poder garantir os benefícios da bebida, e manter longe os malefícios, é o primeiro passo para começar bem as tarefas rotineiras.

Sendo assim, se você é do tipo de pessoa que adora tomar uma xícara de café, seja por conta do sabor ou por conta do momento (quem não gosta de uma pausa?), acompanhe o nosso conteúdo de hoje para saber mais!

Quanto café pode beber por dia?
Antes de qualquer coisa, vale destacar que cada organismo é único e, como tal, pode se comportar de maneiras singulares, diante dos alimentos, exercícios, rotinas, etc.

Por isso, tenha em mente que as estimativas abaixo consideram dados de estudos mais generalizados, ou seja, é possível que para o seu corpo haja uma pequena variação de quantidade de cafeína que pode ser consumida todos os dias.

O importante é que você vá testando as porções de acordo com o que você observa no seu bem-estar, nos seus exames periódicos e na sua atenção/concentração ao longo do dia. Assim, você vai adaptando cada vez a sua rotina de consumo de café. Dito isso, vamos agora às recomendações dos estudiosos:

1- Consumo adequado para um adulto saudável
Se você é adulto, não apresenta problemas de saúde e possui um peso de aproximadamente 70 kg, estudiosos recomendam que a quantidade máxima de cafeína seja de 400 miligramas.
Essa quantidade equivale a, aproximadamente, 4 xícaras de café coado.

Vale salientar que o café coado tem uma quantidade diferente de cafeína, quando comparado ao café expresso. Por isso, se atentar para a embalagem e a informação nutricional é importante para garantir o consumo adequado.

2- Crianças a partir de dois anos e adolescentes
É claro que quanto mais jovem for o adolescente ou a criança, mais atenção devemos ter à quantidade de cafeína.
Na verdade, o que se estima é que nessas fases da vida o consumo de cafeína não ultrapasse 100 miligramas, ou seja, 1 xícara de café coado.

3- Pessoas que apresentam maior sensibilidade à cafeína
Nesse caso, o ideal é conversar com o seu nutricionista para encontrar a quantidade ideal, que não impacte no seu bem-estar e na sua saúde. Porém, de qualquer forma, alguns especialistas apontam que o consumo de 100 miligramas pode ser tolerável, desde que a pessoa não apresente efeitos colaterais muito severos devido à sensibilidade que possui.

4- Quanto café pode beber por dia: Mulheres grávidas e lactantes podem tomar café?
O recomendado é que as mulheres grávidas e que estão amamentando diminuam consideravelmente o consumo de cafeína, a fim de não afetar a saúde do bebê. O ideal recomendado por especialistas é que a mulher beba, no máximo, 2 xícaras de café coado, todos os dias, totalizando cerca de 200 miligramas de cafeína.

De todo modo, é importante você conversar com o seu médico para saber a quantidade ideal, que não irá prejudicar a saúde do seu bebê.

Com informações do site: Noticiasconcursos