terça-feira, 23 de março de 2021

Sem desperdício! Veja 7 benefícios e 6 receitas para usar a casca da banana


 
Foto: Reprodução
Apesar de ser uma parte normalmente descartada, a casca da banana pode ser utilizada como ingrediente de diversas receitas. Ela é rica em antioxidantes e minerais, como o potássio e o cálcio, que ajudam a fortalecer os ossos e prevenir cãibras musculares.

Além disso, a casca da banana tem muitas fibras e poucas calorias, o que ajuda a melhorar o funcionamento do intestino e favorece a perda de peso. Ela pode ser consumida na forma de farinha, chá, em vitaminas ou no preparo de bolos e outras sobremesas.

Utilizar a casca da banana é uma forma de evitar o desperdício alimentar, aproveitando ao máximo tudo aquilo que é possível consumir.

Veja os principais benefícios desta parte da fruta:

1. Combate a prisão de ventre
A casca da banana é rica em fibras solúveis, o que favorece o aumento do volume das fezes, facilitando o trânsito intestinal, principalmente quando se consome quantidade adequada de água durante o dia.

Além disso, as fibras solúveis também estão associadas com uma diminuição do risco de câncer de cólon.

2. Regula o colesterol e o açúcar no sangue
As fibras solúveis presentes na casca da banana atrasam a absorção intestinal da gordura e dos açúcares presentes nos alimentos, favorecendo a diminuição do colesterol e evitando o aumento do açúcar no sangue.

 
Além disso, devido à sua propriedade antioxidante e anti-inflamatória e à presença de ômega-3 e ômega-6, o consumo da casca de banana também pode diminuir o risco de doenças cardíacas.

3. Previne o envelhecimento precoce
Alguns estudos científicos demonstram que a casca de banana possui compostos bioativos com propriedades antioxidantes, como flavonoides, taninos, terpenos e alcaloides. Essas substâncias evitam o dano causado pelos radicais livres às células, prevenindo o surgimento de rugas e cuidando da pele.

Como possui propriedades antioxidantes, a casca de banana também ajuda a prevenir doenças crônicas e alguns tipos de câncer.

4. Combate infecções
A casca de banana amarela possui propriedades antibacterianas, podendo ajudar no combate a infecções causadas por bactérias, como Staphylococcus aureus, Escherichia coli, Proteus mirabilis, Moraxella catarrhalis, Enterobacter aerogenes, Streptococcus pyogenes e Klebsiella pneumoniae.

Além disso, também pode proteger contra algumas bactérias que causam gengivite e periodontite, como Porphyromonas gingivalis e Aggregatibacter actinomycetemcomitans, ajudando a proteger os dentes e a manter a saúde oral.

5. Evita a fadiga muscular
A casca de banana é rica em potássio, um mineral que ajuda a evitar a fadiga muscular. O potássio contribui ainda para regular a pressão arterial, diminuir a retenção de líquidos, proteger contra a perda óssea, reduzir o risco de desenvolvimento de pedra nos rins e prevenir infartos.

6. Mantém a saúde dos olhos
A casca de banana é rica em carotenos, principalmente luteína. O poderoso antioxidante ajuda a manter a saúde dos olhos, uma vez que os protege contra a ação de radicais livres.

7. Mantém a saúde dos ossos
Por ser rica em cálcio e fósforo, o consumo de casca de banana ajuda a fortalecer os ossos e os dentes, diminuindo o risco de fraturas ou de doenças como osteoporose e osteopenia.

Como usar a casca da banana
A casca da banana pode ser adicionada a vitaminas ou sucos. Também pode ser usada para preparar chás ou ser cozida. Confira a seguir algumas receitas com a casca da banana:

1. Chá de casca de banana

Ingredientes

1 casca de banana;
500 ml de água fervendo.
Modo de preparo
Lavar a casca da banana para remover a sujeira e cortar as pontas. Acrescentar a casca em água fervente em fogo baixo por 10 a 15 minutos. Retirar do fogo, descartar a casca, esperar amornar e beber em seguida.

2. Vitamina de matchá e casca de banana

Ingredientes

1 colher de sopa de matchá em pó;
1 banana congelada em rodela;
Casca de banana;
1 colher de chá de sementes de chia;
1 xícara de leite de amêndoa ou coco.
Modo de preparo
Colocar todos os ingredientes no liquidificador e beber em seguida.

3. Pão de casca de banana
O pão de casca de banana pode ser usado no café da manhã e em lanches saudáveis, pois contém poucas calorias e é rico em fibras.

Ingredientes

6 bananas com casca;
1 xícara de água;
1 xícara de leite desnatado;
½ xícara de óleo;
30 gramas de fermento fresco;
½ kg de farinha de trigo integral;
½ pitada de sal;
1 ovo;
1 colher de sopa de açúcar.
Modo de Preparo
Descascar as bananas e cortar a polpa em rodelas. Bater as cascas e a água no liquidificador, adicionando em seguida o óleo, os ovos e o fermento. Acrescentar a farinha e o açúcar e misturar bem. Em seguida, acrescentar o sal e adicionar as bananas em rodelas na massa, misturando levemente.

Depois, colocar a massa em uma forma untada polvilhada e levar ao forno pré-aquecido a 200ºC durante cerca de 30 minutos ou até dobrar de volume.

4. Brigadeiro de casca de banana
O brigadeiro de casca de banana é uma opção mais saudável que o brigadeiro convencional, tendo mais fibras e antioxidantes.

Ingredientes

5 cascas de banana;
½ litro de água;
1 ½ xícaras de farinha de trigo integral;
1 ½ xícaras de açúcar;
1 xícara de cacau em pó;
1 xícaras de leite desnatado;
½ xícara de leite em pó;
1 colher de sopa de manteiga;
2 cravos da índia.
Modo de Preparo
Colocar as cascas de banana lavadas e picadas em uma panela, juntamento com a água, o açúcar e o cravo-da-índia, cozinhando até que a massa esteja mole, mas sem deixar secar toda a água. Retirar do fogo, esperar esfriar e retirar os cravos da índia. Em seguida, bater no liquidificador as cascas mornas, a farinha, o achocolatado, o leite em pó e o líquido.

Por último, acrescentar a manteiga e cozinhar novamente até que se veja a mistura se separar do fundo da panela. Deixar esfriar.

O brigadeiro pode ser usado como docinhos normais ou para rechear bolos.

5. Bolo de casca de banana
O bolo de casca de banana é uma ótima opção para o lanche da tarde ou para o café da manhã.

Ingredientes:

4 casca de banana lavadas e picadas;
¾ de xícara de óleo;
4 ovos;
1 xícara de farinha de rosca;
1 xícara de aveia em flocos;
1 xícara de farinha de trigo;
4 bananas picadas;
1/2 xícara de uva passa preta;
1 colher de café de bicarbonato;
1 colher de sopa de fermento em pó;
1 colher sopra de canela em pó.
Modo de preparo:
Bater no liquidificador as cascas de banana, o óleo e os ovos. Misturar bem em um recipiente a farinha de rosca, a aveia, a farinha de trigo, as bananas picadas, a uva passa, o bicarbonato, o fermento e a canela.

Em seguida, adicionar a mistura do liquidificador em recipiente com os outros ingredientes secos e mexer bem. Por último, colocar a massa em uma foma untada e polvilhada.

O bolo deve ser colocado em forno médio pré-aquecido a 200ºC por cerca de 30 minutos.

6. Farofa com casca de banana
Ingredientes

Cascas de 2 bananas maduras;
2 colheres de sopa de cebola picada;
Alho a gosto (picado 10 minutos antes de usar);
2 xícaras d chá de farinha de mandioca;
Um apitada de sal;
Uma pitada de pimenta cayena;
Uma pitada de cúrcuma;
Um fio de azeite/ óleo de coco/ óleo de abacate/ óleo de uva.
Modo de preparo:
Refogue a cebola com a cúrcuma, o alho e a casca de banana. Em seguida, acrescente a farinha de mandioca e tempere com sal e a pimenta. A casca da banana adiciona sabor e proteína à farofa sem aumentar muito as calorias. 

(Com informações do porta Tua Saúde)