sábado, 10 de abril de 2021

Beber suco de laranja aumenta risco de câncer de pele em 79%


 


Foto: Reprodução
Um novo estudo revelou que beber suco de laranja aumenta em mais de metade o risco de desenvolvimento de câncer de pele.

Os indivíduos que comiam regularmente a fruta tinham 79% mais probabilidade de desenvolver a doença, revela um artigo publicado no jornal britânico The Sun Online.

Os citrinos contêm uma substância chamada psoraleno que torna a pele sensível à radiação UV que causa o câncer de pele.

Como tal, pessoas que consomem mais frutas cítricas, particularmente laranjas e suco de laranja, apresentam, segundo os cientistas, um risco significativamente mais elevado de adoecerem vítimas de um melanoma mortal.

A Associação Britânica de Dermatologistas (BAD) salienta que indivíduos com histórico familiar de câncer de pele devem ser aconselhados a evitar a ingestão do sumo de fruta. 

A porta-voz Harriet Dalwood disse ao The Sun Online: "as frutas cítricas, especialmente laranjas e suco de laranja, são consumidos amplamente no Reino Unido. O consumo de suco de fruta aumenta de ano para ano".

"Esta pesquisa pode ajudar os profissionais médicos a aconselhar melhor os pacientes que já apresentam fatores de risco, como histórico familiar de melanoma, para diminuir a ingestão de cítricos", acrescentou.

A pesquisa, da Universidade de Indiana e publicada pela BAD, apurou que quem bebia mais de um copo de suco de laranja por dia tinham um risco 54% maior de melanoma.

Entretanto, aqueles que ingeriam mais de uma laranja diariamente apresentavam um risco aumentado de 79%.

PORTAL  SBN |  COM INFORMAÇÕES DO NOTÍCIAS AO MINUTO