segunda-feira, 12 de abril de 2021

É ruim comer carboidratos? | O que a ciência diz


 
Foto: Reprodução

Os carboidratos costumam ter uma má reputação por nos “engordar”, mas pode não ser uma coisa ruim comer carboidratos. Nos queremos explicar tudo o que você precisa saber sobre o consumo de carboidratos, os benefícios e consequências de ingeri-los, quais são os carboidratos bons e ruins e para que servem. Junte-se a nós para descobrir o que a ciência diz!

Devemos parar de comer carboidratos?


Os carboidratos são a fonte de energia do seu corpo , permitindo que você pratique suas atividades diárias com total normalidade: exercitar-se, digerir os alimentos, pensar e, por fim, funcionar. No entanto, muitas pessoas argumentam que se sentem melhor quando controlam conscientemente a ingestão de carboidratos, isso é verdade? Como algo que nos dá energia pode ser ruim? Chegou a hora de descobrir o que diz a ciência.

Para que servem os carboidratos?
Existem inúmeros mitos sobre os alimentos que definitivamente devem ser desmascarados, como é o caso de que os carboidratos são ruins. Segundo especialistas, os carboidratos são necessários para o funcionamento ideal do nosso organismo . Quando os carboidratos são ingeridos, o sistema digestivo os digere em moléculas muito mais simples para que estas, por sua vez, possam entrar na corrente sanguínea. Quando já estão viajando pelo nosso corpo, os carboidratos fazem com que a glicose suba, quando isso acontece, o pâncreas é estimulado a gerar a secreção de um hormônio chamado insulina.

Esse hormônio é o que permite que as células tenham o suprimento necessário de “glicose” alimentar e, assim, obtenham a energia necessária para funcionar na forma de ATP. Quando isso acontece, o pâncreas secreta novamente um hormônio chamado glucagon, que tem a função de liberar toda a glicose armazenada nas células. A interação entre a insulina e o glucagon garante que as células do nosso corpo, especialmente as do cérebro, tenham energia para funcionar constantemente . Como você pode ver, ao contrário de ser ruim comer carboidratos, é antes de tudo uma necessidade fisiológica.

O que acontece quando você para de comer carboidratos?

De acordo com especialistas, parar de comer carboidratos pode levar a certas mudanças negativas para seu corpo que afetam sua vida diária , por exemplo: perda de músculos, alterações de humor, desidratação e outros, como danos aos rins ou falta de energia. Se você acha que cortar carboidratos pode ser bom para você sem consultar um nutricionista , eis o que pode acontecer:

1. Perda de músculo
Depois que seu corpo trabalhar com os carboidratos armazenados e queimar alguma gordura corporal, ele procurará outra fonte de energia. De acordo com o Rush University Medical Center, quando os estoques de glicogênio em seus músculos acabam, seu corpo começa a usar a proteína de seus músculos para obter energia. Isso resulta em perda muscular acelerada.

2. Cansaço excessivo
Baixar o açúcar no sangue pode fazer você se sentir cansado, que é o que pode acontecer quando sua energia cai vertiginosamente à tarde. Comer bons carboidratos, como frutas e aveia, faz com que o corpo os assimile da melhor maneira, e eles são a melhor fonte de energia para o corpo ao longo do dia.

3. Desidratação
Os padrões alimentares ricos em proteínas e pobres em carboidratos podem deixar as pessoas com sede. Quando os carboidratos são armazenados no corpo, eles também armazenam água. Isso significa que quando você reduz os carboidratos e seu corpo consome essas reservas de energia, a água armazenada também desaparece, então você pode começar a sofrer de desidratação.

4. Mudanças de humor
Uma pesquisa publicada no Archives of Internal Medicine em 2009 observou que aqueles que restringem severamente sua ingestão de carboidratos são mais irritadiços do que aqueles que não o fazem. É por isso que quando comemos macarrão ou biscoitos nos sentimos felizes? Afinal, não é ruim comer carboidratos!

Benefícios de comer carboidratos

Sabendo para que servem os carboidratos, podemos entender muito mais quais são seus benefícios, porque – devemos dizer – os carboidratos são excelentes para o nosso funcionamento. Também sabemos que na vida tudo é uma questão de equilíbrio , por isso é importante manter uma alimentação estável e contínua para que o nosso corpo esteja sempre bem.

Antes de listar quais são os benefícios de comer carboidratos, devemos dizer que existem diferentes tipos.
E, deve-se notar que nem todos são igualmente saudáveis. Estes são classificados em carboidratos simples ou complexos, dependendo do número de moléculas com as quais são compostos . Por um lado, os carboidratos simples são rapidamente decompostos pelo corpo para serem usados ​​como energia, mas carecem (na maior parte) de vitaminas, minerais e fibras. Já os carboidratos complexos têm uma estrutura química diferente, o que dificulta sua absorção. Estes contêm fibras, vitaminas e minerais muito importantes para o nosso corpo , os hidratos de carbono complexos garantem o pleno funcionamento do sistema digestivo.

Agora, quais são os benefícios? Segundo os nutricionistas, uma ingestão adequada de carboidratos ajuda a manter o bom funcionamento do sistema nervoso central, além de ajudar a manter os rins e o coração em excelentes condições . Agora você sabe, comer carboidratos na quantidade certa pode ser muito bom para sua saúde.

Consequências de comer carboidratos
Um dos grandes problemas que temos com os carboidratos é o consumo excessivo deles, porque geralmente temos ânsias de alimentos com carboidratos simples e isso pode levar a um ganho de peso prejudicial para o nosso corpo. Mas interrompê-los drasticamente pode resultar em um dos erros comuns ao iniciar uma dieta .

Armazenar gordura não é a única consequência de comer carboidratos em excesso, estes podem levar a ânsias, problemas intestinais, reduzem o metabolismo, produzem apneias do sono e fadiga física. Segundo a Dra. María José Ubillos, com uma alimentação saudável em casa , busca-se equilibrar os alimentos, principalmente os carboidratos, para permitir a ingestão daqueles que aumentam gradativamente os níveis de açúcar em nosso sangue .

Bons carboidratos

Como vimos, os carboidratos são usados ​​para que nosso corpo funcione corretamente, por isso os especialistas recomendam a ingestão de carboidratos complexos, já que contêm amido e fibras. Por exemplo: grãos inteiros como arroz, macarrão, aveia, cevada e trigo .
Também algumas leguminosas como lentilha, feijão, feijão e ervilha . Por sua vez, recomendam o consumo de frutas como abacaxi ou abacate .

O melhor é começar o dia com uma dieta muito boa, recomenda-se ingerir carboidratos com alto teor de fibra junto com bananas, bananas ou plátanos. Você também pode optar por frutas secas como nozes ou amêndoas.

Carboidratos ruins
Para ter uma alimentação estável, o fundamental é escolher bem o que comer. De acordo com as diretrizes nutricionais da American Cancer Society, é recomendável evitar carboidratos processados ​​e refinados. São cheios de calorias, sem nenhum valor nutricional. Os carboidratos ruins tendem a ser os simples, que se decompõem rapidamente; geralmente incluem açúcar, mel, pão, refrigerantes, bolos, biscoitos e, claro, alimentos processados ​​como batatas fritas. 

Você já sabe para que servem os carboidratos e por que são necessários. Mais uma vez, tudo é questão de equilíbrio, não se deve deixar de comer carboidratos porque são a fonte de energia, mas não se pode consumir aqueles que não lhe fornecem valor nutricional. Se quiser continuar lendo, recomendamos ler quais são os alimentos anticâncer , essenciais em sua dieta.

Com informações do site:  dicasecuriosidades