terça-feira, 20 de abril de 2021

VÍDEO: Técnica de enfermagem diz usar uma agulha para vacinar 10 pessoas


 
Foto: Reprodução
Em um vídeo que circula nas redes sociais, uma técnica de enfermagem de Altamira, no Pará, diz usar a mesma seringa para aplicar doses da vacina contra a Covid-19 em até 10 pessoas. Na filmagem, ela explica que a reutilização é uma norma e demonstra o processo de retirada do imunizante furando várias vezes o recipiente.

O idoso que aparece nas imagens e tinha acabado de receber a dose quando foi informado da reutilização da seringa está fazendo tratamento profilático para HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis, de acordo com o portal de notícias UOL.

A prefeitura de Altamira diz que o vídeo é verídico, mas apresenta uma “falha de comunicação, não de procedimentos”. O governo local afirma que a profissional de saúde é experiente, mas teria ficado nervosa ao ser questionada sobre o procedimento.

Covid-19: Saúde abre edital para aquisição de seringas e agulhas
“A gente não considera que seja possível que ela tenha feito ou esteja fazendo a aplicação em mais pacientes com uma mesma agulha. A gente tem um problema de comunicação porque as pessoas são habilitadas para a fazer a parte técnica, mas, às vezes, não conseguem explicar”, afirmou Osvaldo Damasceno, diretor de vacinação da Secretaria de Saúde do município de Altamira, ao portal.

Ela foi afastada do cargo para investigação, mas não há como saber o nome das pessoas que foram vacinadas pela profissional de saúde.

“Agora, colocaram nós na televisão [dizendo] que a gente não podia fazer do jeito que estávamos fazendo, então agora, essa agulha ela faz dez furos aqui ó, entendeu? É uma norma deles lá, então a gente não pode estar trocando a agulha”, diz a mulher no vídeo.

A Secretaria Municipal de Saúde afirma que todos os materiais são descartados após o uso, e que as seringas e agulhas não são reutilizadas. Também é proibido deixar a agulha presa no frasco do imunizante antes de fazer a aplicação.


Com informações do site: Metrópoles