segunda-feira, 10 de maio de 2021

3 ideias para motivar seu filho a aprender


 
Foto: Reprodução
A maioria dos bons alunos não nascem bons alunos. Sim, a personalidade individual desempenha um grande papel na vontade de aprender de uma criança e em sua disposição geral quando se trata de escolaridade e educação, mas muitos daqueles que são estudantes engajados, em algum momento tiveram que se dedicar.

Mais importante ainda, qualquer aluno que possua a aptidão básica e receba a motivação certa pode se tornar um bom aluno.
 
Um dos maiores erros que professores e pais podem cometer quando se trata de desenvolver crianças que são bons alunos é limitar o aprendizado à sala de aula.

Há muitas dicas e estratégias comprovadas que irão motivar seu filho a aprender. Aplique-os corretamente e, logo após, você verá seu filho ou aluno descobrir a alegria de aprender. Confira algumas delas!

1. Incentive a comunicação aberta e sincera
Incentive seu filho ou aluno a expressar sua opinião sobre o que está acontecendo com sua educação. Crie uma atmosfera aberta onde ele se sinta confortável para expressar seus gostos, desgostos ou preocupações.

Quando ele compartilhar sua opinião, certifique-se de validar seus sentimentos – mesmo se você discordar. Quando as crianças sentem que sua opinião não importa ou estão presas, é provável que se desliguem do processo de aprendizagem.

Bons alunos sabem que suas opiniões são importantes e se sentem seguros de que podem ser abertos sobre sua experiência educacional sem serem julgados, desprezados, desencorajados, assim como ignorados.

2. Concentre-se nos interesses do seu filho
Quando a aprendizagem envolve as crianças em áreas e assuntos de interesse, a aprendizagem se torna divertida e as crianças se envolvem na aprendizagem. Se você realmente deseja ajudar seu filho a se tornar um bom aluno, incentive-o a explorar tópicos e assuntos que o fascinam.

Se ele gosta de dinossauros, ajude-o a encontrar livros e histórias interessantes e envolventes sobre eles. Em seguida, desafie-o a identificar seus cinco dinossauros favoritos e explique por que escolheu cada um.

3. Apresente e incentive diferentes tipos de estilos de aprendizagem
Cada pessoa tem preferências e estilos de aprendizagem que se adaptam melhor à sua maneira de aprender. Algumas crianças têm um perfil dominante, enquanto outras preferem aprender usando uma combinação de vários.

Não existe necessariamente um estilo de aprendizagem certo ou errado. Entretanto, ao ajudar seu filho a descobrir seus perfis de aprendizagem preferidos, você pode usar técnicas que irão melhorar sua taxa e qualidade de aprendizado.

Com informações do site: Notícias Concursos