sexta-feira, 28 de maio de 2021

Homens barbudos são mais atraentes?


 
Foto: Reprodução
A atratividade física é uma questão absolutamente subjetiva. Enquanto há pessoas que gostam de corpos altos e muito magros, outras elogiam figuras curvas ou com um pouco mais de pele. Loiras, morenas ou ruivas … pessoas com olhos pretos, azuis ou verdes … pessoas com cabelos curtos, longos, lisos ou cacheados … o gosto literalmente vale tudo. Mas, focando na população masculina, temos uma ideia socialmente comum de que homens com barbas são mais atraentes . E não se trata de uma simples opinião, mas da massificação da visão feminina, amparada em diversos estudos científicos. Hoje no Supercurioso contamos porque a barba atrai as mulheres. Você pode vir com a gente?
Homens com barbas são realmente mais atraentes?

Homens barbudos são mais atraentes

A resposta de por que a barba é atraente parece vir de uma visão feminina em que muitos aspectos são combinados. E, aparentemente, as mulheres não estão erradas. Basta sair às ruas para perceber a quantidade de homens que ostentam diferentes tipos de barbas.
Desde as aparadas, de cerca de três dias, até barbas muito espessas mas bem cuidadas, que emolduram as suas feições. Mas. A que se deve esse fenômeno? Há alguns anos, aqueles homens elegantes que usavam uma pele fina sem pelos eram mais valorizados, homens que cuidavam de sua aparência física ao extremo.

No momento, cuidar de si não está em conflito com essa imagem mais despreocupada, descontraída e masculina. Entre os motivos para usar barba , os senhores argumentam que isso lhes confere uma imagem de maior poder e autoridade , o que aumenta sua presença e até os faz parecer mais velhos. Mas, aparentemente, há outro motivo, que é que os homens com barba são mais atraentes para o público feminino, e há estudos que o comprovam. Vamos ver.

Estudos que comprovam que homens com barbas são mais atraentes

homens barbudos bonitos

Já era uma ideia difundida socialmente que homens com barbas são mais atraentes, mas um grupo de cientistas decidiu prová-lo com dados estatísticos. Um estudo do Journal of Evolutionary Biology envolveu 8.500 mulheres em seus exercícios. Todos foram solicitados a avaliar a aparência de homens com e sem barbas. O engraçado é que eram as mesmas pessoas, que foram fotografadas recém barbeadas, cinco dias depois, dez dias depois e um mês depois. As mulheres votaram e o resultado ficou claro. O estado mais popular era a barba de três dias, seguida pela barba de dez dias. Em suma, as mulheres viam os homens barbados como mais desejáveis ​​e mais masculinos.

Outro estudo popular a esse respeito foi realizado pela  University of South Wales, no qual se concluiu que sim, as mulheres, em média, consideram os homens com barba os mais atraentes. Na verdade, nos tempos antigos, tanto um homem com barba quanto uma mulher com seios grandes e quadris largos eram apreciados. Os responsáveis ​​por este estudo são os professores Barnaby J. Dixon e Robin C., que monitoraram as respostas e reações de 351 mulheres que viram as fotos de 171 homens.

Esses cavalheiros iam desde o barbear limpo e perfeito, a barba por fazer cinco dias, a barba de dez dias e, por último, homens com rostos de cabelos completamente grossos. Os resultados? Nesse caso, a favorita era a barba de dez dias. Quando as meninas foram questionadas sobre por que se sentiam mais atraídas por esse tipo de imagem, elas responderam que pareciam homens mais maduros, masculinos e atraentes. Mas sim, a barba tinha que ser bem aparada e com uma boa densidade, não excessivamente densa.

Quais são as teorias que explicam por que a barba é atraente?

porque a barba é atraente

Masculinidade e paternidade
O fato de homens com barbas serem mais atraentes não parece ser um capricho, mas uma resposta social notoriamente majoritária. Para as mulheres, um homem com barba representa uma série de qualidades. Quando se trata de barbas proeminentes, mas bem cuidadas, elas dão aos homens uma aparência que inspira respeito, poder e até os faz parecer mais saudáveis. Quando são barbas curtas, o efeito se concentra em transmitir que o homem é adaptável e sabe fazer a diferença para os outros. Em todos os casos, existe até a ideia psicológica de que os homens com barba podem ser melhores pais, talvez pela aparência de maturidade ou pelo aparente aumento da idade que esse estilo proporciona. Agora, além de por que a barba é atraente para uma mulher ou outra, existe uma realidade geral, e é que os homens sem barba ou com apenas um bigode foram os mais valorizados.

Crises econômicas e adaptabilidade
Além da atratividade sexual em si, uma das explicações do por que a barba é atraente tem a ver com a crise econômica. Segundo uma corrente sociológica que estudou o assunto, os fatos o comprovam.
Quando a crise econômica global estourou em 2008, dizem que muitos homens começaram a vir para as entrevistas de emprego com uma imagem diferente. Eles não se preocupavam mais com aquele barbear perfeito com o qual apareceriam para uma seleção de emprego. Agora eles vinham com barbas e, de fato, tinham uma vantagem sobre os outros. Acredite ou não, a partir daí começou a se pensar que ser barbeado refletia um estado de pré-crise, enquanto ter barba comprida dava a impressão de adaptação. Curioso, certo?

Na verdade, e para apoiar a teoria de que homens com barbas são mais atraentes, os pesquisadores usam o crash de Wall Street na década de 1920 como exemplo. Depois que ela coletou evidências circunstanciais de que as barbas estavam aumentadas . Este e outros dados são argumentos a favor das condições econômicas que estabelecem as bases para o comprimento da barba.
E que em qualquer caso, nestes momentos, os homens que usam barbas mostram uma vontade de diferenciar e um compromisso com a adaptabilidade.

Agora, embora esses estudos e teorias pareçam provar que os homens com barbas são realmente mais atraentes, essa ideia está intimamente ligada à da manutenção e higiene da barba. E é que uma barba suja, negligenciada e mal cuidada, certamente afastará todos rapidamente. Por isso tenha em mente que a manutenção é vital, e nisso, essas dicas para manter a barba perfeita serão suas aliadas.

E você, você usa, ou gosta que seu parceiro use barba? Ou você é um daqueles que preferem a pele lisa? Deixe-nos a sua opinião em um comentário. Estaremos ansiosos para ler você! E enquanto isso, deixamos vocês com este interessante artigo em que contamos como ser mais atraente e ter sucesso no mundo da sedução.

Com informações do site: dicasecuriosidades