segunda-feira, 31 de maio de 2021

Veja como os astronautas praticam a higiene pessoal no espaço.


 
Foto: Reprodução
Usar o banheiro no espaço é uma experiência muito diferente de usar na Terra por uma simples razão: a diferença na gravidade. Por isso, as agências espaciais em todo o mundo precisam desenvolver tecnologias que permitam o manuseio de resíduos e conforto dos astronautas.

O banheiro da Estação Espacial Internacional, por exemplo, tem um fluxo de ar para sugar urina e fezes, em vez de um banheiro com água. Logo após o processo, o banheiro descarta os resíduos no espaço.

Os restos mortais, no entanto, não correm o risco de cair na Terra, pois são colocados dentro de cápsulas especiais queimadas ao entrar na atmosfera.

Devido à falta de gravidade, puxar a descarga em um vaso cheio de água, urina e fezes no espaço contaminaria todo o ambiente. Além disso, a economia de peso na produção dos navios torna a estrutura única e protegida apenas por uma pequena cortina.

Com um único banheiro no espaço para homens e mulheres, os astronautas precisam se prender à nave com a ajuda de cintos, cintos e imobilizadores em pé. Só assim é possível garantir que eles não flutuarão durante o momento específico.

Ao urinar, é necessário usar um tubo especial, capaz de sugar todo o líquido sem deixar detritos no navio. Para o descarte de resíduos, não há água ou descarte. A nave sufoca o lixo líquido e libera tudo no espaço, onde é rapidamente evaporado. Em alguns casos, a urina pode ser reutilizada e tratada para se tornar água potável.

Como fazer "número dois"

Para resíduos sólidos, banheiro no espaço tem processos um pouco mais complicados. Primeiro estão desidratados e desinfetados, para serem compactados e armazenados.

Na maioria dos casos, eles podem ser armazenados para descarte após o pouso, mas se eles ficam muito cheios, eles precisam ser jogados no espaço.

O descarte é feito dentro de uma cápsula que é completamente queimada ao entrar na atmosfera. Assim, além de não oferecer o risco de chuva de fezes de astronautas, o equipamento ainda pode se tornar uma estrela cadente nos céus.

Limpeza do banheiro no espaço

Banheiro no espaço - como os astronautas praticam a higiene pessoal.

Engenharia Maravilhosa

Além de todo o desconforto para usar o banheiro especial, os astronautas também precisam usar fraldas durante viagens espaciais. Isso porque a experiência de lançamento é muito demorada e passa por horas de verificação de equipamentos e tecnologias.

Como tal, os astronautas podem ficar muito tempo presos em seus assentos depois de se prepararem para a viagem. Nesse tempo, todos eles devem usar fraldas, caso haja necessidade.

Da mesma forma, quando estão em missões fora da nave, eles não têm acesso a banheiros no espaço. Ou seja, eles precisam usar fraldas para não perder tempo com o serviço.

As fraldas, no entanto, são chamadas de Roupas de Absorção Máxima (MAG), capazes de absorver uma quantidade maior de fezes e urina do que o normal.

Tomando banho no espaço

Banheiro no espaço - como os astronautas praticam a higiene pessoal. 

Espaço 

Usar o banheiro no espaço não é fazer necessidades fisiológicas, mas também tomar banho. No entanto, com a falta de gravidade para causar a queda da água, é impossível para os astronautas usar chuveiros.

Na maioria das vezes, a higiene pessoal é feita com toalhas umedeçadas especiais. Algumas estações espaciais mais avançadas têm chuveiros adaptados. Nesses casos, água e espuma estão flutuando durante o banho e podem ser aspiradas por um dispositivo apropriado.

Fonte: Segredos do Mundo