sexta-feira, 25 de junho de 2021

6 remédios caseiros para combater a acne


 
Foto: Reprodução
A acne é um ROBLEMA cutâneo comum que atinge pessoas de todas as idades, embora sejam os adolescentes que mais sofrem devido à explosão hormonal que ocorre em seus corpos. Mas existem outros aspectos que também promovem o aparecimento da acne, como falta de sono , excesso de  estresse , hábitos alimentares inadequados ou estilo de vida agitado.

A acne pode aparecer no rosto, peito, costas e couro cabeludo. Embora não haja uma cura definitiva, existem muitos remédios naturais simples e fáceis usando ingredientes comuns encontrados em sua despensa e geladeira para prevenir ou minimizar o problema.
O que é acne
A acne é uma doença inflamatória cutânea caracterizada pela inflamação das glândulas sebáceas e pelo aparecimento de cravos e espinhas.  Os poros se conectam às glândulas sebáceas sob a pele. Essas glândulas produzem uma substância gordurosa chamada sebo. Os poros se conectam a essas glândulas por meio de canais chamados folículos, por meio dos quais o sebo carrega as células mortas da pele para a superfície da pele. Quando um folículo fica obstruído, uma espinha ou espinha é criada. A acne não é uma ameaça séria à saúde, mas pode deixar cicatrizes.

Às vezes, o cabelo, o sebo e as células da pele se unem, criando um tampão no poro . O inchaço é causado pelas bactérias no plug. A espinha se forma quando o tampão começa a se desfazer.

Remédios caseiros para combater a acne
Aqui estão algumas maneiras caseiras de combater a acne, muito fáceis de aplicar.

# 1 – Limão

A  acidez do limão  pode ser muito útil no tratamento da acne. O limão limpará a sujeira que se acumulou nos poros.

Esfregue uma rodela de limão na área afetada e deixe por algumas horas antes de enxaguar com água. Você também pode misturar suco de limão com água de rosas em quantidades iguais e usar a solução para lavar a área afetada.

Abaixo, você verá outras maneiras de aplicar o suco de limão em várias misturas.

# 2 – Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio atua como um esfoliante suave para a pele, pois ajuda a abrir os poros e remover as células mortas da pele. Também ajuda a regular o equilíbrio do pH da pele e tem propriedades antiinflamatórias e anti-sépticas leves.

Para aplicá-lo, faça uma pasta misturando duas colheres de chá de bicarbonato de sódio com um pouco de água. Use a mistura para limpar a pele, como qualquer outro esfoliante. Deixe por alguns minutos e enxágue com água morna.

Se você adicionar uma colher de chá de canela em pó, o suco de meio limão e algumas colheres de mel a essa mistura, obterá uma máscara sensacional que, além de limpar bem a pele, irá hidratá-la. Deixe agir por cinco minutos antes de retirá-lo.

# 3 – Farinha de aveia

A aveia é muito benéfica na redução da acne, pois limpa os poros da pele, absorve o excesso de óleo e esfolia a pele.

Misture uma colher de chá de mel e o suco de meio limão em uma xícara de aveia cozida. Aplique a mistura na pele e esfregue. Deixe agir por meia hora e enxágue com água morna.

# 4 – Pasta de dente

A pasta de dentes também pode ajudar a resolver um problema de acne.

Aplique uma pequena quantidade de creme dental na área afetada antes de ir para a cama. A pasta de dentes reduzirá o inchaço e secará a acne.

# 5 – Óleo da árvore do chá

A árvore do chá CEITE atua como anti-séptico e desinfeta os poros. Além disso, ajuda a matar bactérias causadoras de acne. Basta aplicar uma gota de óleo da árvore do chá na área afetada três vezes ao dia. Essa solução pode fazer com que a pele fique vermelha ou seca, portanto, você pode usá-la misturada com água.

# 6 – Casca de laranja

A propriedade ácida e o alto teor de vitamina C presente em uma laranja a tornam um remédio perfeito para acne. Você pode usar suco de laranja como o suco de limão, mas no caso da laranja, a casca pode ser mais eficaz.

Coloque a casca da laranja ao sol e deixe secar completamente. Triture até virar pó e adicione água para fazer uma pasta. Aplique esta pasta na área afetada e deixe por 10 a 15 minutos. Em seguida, lave com água morna.

Conselho final
Não se esqueça que, além de limpar bem a pele, é preciso hidratá-la posteriormente.



Com informações do site: dicasecuriosidades