sexta-feira, 11 de junho de 2021

7 doenças que geram aposentadoria por invalidez


 

Foto: Reprodução

Algumas doenças podem garantir ao segurado do INSS o direito à aposentadoria por invalidez.

Atualmente esse benefício passou a ser denominado como aposentadoria por incapacidade permanente, no artigo de hoje confira 7 doenças que podem garantir o direito a este benefício. 

As doenças e a incapacidade no trabalho
Primeiramente é necessário que você entenda que a doença por si só não incapacita o cidadão, por mais que sejam consideradas graves.

O passo mais importante é a investigação sobre o caso, se a doença afeta a capacidade do segurado de realizar suas atividades laborais. 

Preciso destacar este ponto, pois realizar atividades laborais é um dos aspectos dignificantes de um segurado que sofre por doença, é preciso que eles lutem por igualdade e oportunidades iguais quando estão aptos a realizarem suas atividades de trabalho, e não criar aqui uma barreira social limitante que gere exclusões. 

Ressalto aqui que essa situação não é aplicada àqueles trabalhadores onde as atividades laborais são um obstáculos pois não tem meios para desempenhá-las,
por isso fica prejudicado no âmbito financeiro, pois nesses casos é aplicada a aposentadoria por invalidez.

Destacando aqui a importância de diferenciar os casos onde existe a incapacidade laboral e a pessoa que possui deficiências para fins previdenciários. 

Certo agora vamos conhecer um pouco mais sobre a aposentadoria por invalidez do INSS, abaixo, confira.


O que é a aposentadoria por invalidez? 
A aposentadoria por invalidez é um benefício do INSS destinado aos trabalhadores que ficam permanentemente incapazes de exercer atividade. Para conseguir acesso ao benefício, é realizada a perícia médica do INSS para identificar o estado e condição do segurado.

Quem tem direito a aposentadoria por invalidez?
Para ter direito à aposentadoria por invalidez o segurado deve preencher uma série de requisitos a caráter de incapacidade total e permanente.

A incapacidade total quer dizer que o segurado não está em condições de retornar ao trabalho que exercia anteriormente, e também que não pode ser readaptado. 
A readaptação acontece na ocasião em que o segurado não está em condições de voltar às atividades que exercia anteriormente, no entanto, pode se readaptar em outras funções que se adequem à atual condição de saúde.
É essencial que a incapacidade também seja permanente, ou seja, deve ser considerada incurável, irreversível ou sem previsão de recuperação. 
Carência de 12 (doze) contribuições mensais;
Incapaz para o trabalho habitual e insusceptível de reabilitação para o exercício de atividade que lhe garanta a subsistência, isto é, a incapacidade temporária e social ou incapacidade total.
Agora que você já conhece um pouco mais sobre a aposentadoria por invalidez,
vamos a lista com 7 doenças que podem garantir o direito à aposentadoria do INSS.

7 doenças que podem garantir a aposentadoria
 O artigo 151 da lei 8.213/91 traz uma lista de doenças que geram aposentadoria por invalidez, desde que elas sejam causa suficiente para o afastamento do trabalho, confira 7 delas abaixo:

AIDS/ HIV
Parkinson
Alienação mental
Esclerose múltipla
Hanseníase
Epilepsia
COVID-19 e sequelas
Lembrando que não são apenas essas doenças que garantem o direito à aposentadoria por invalidez, caso você esteja passando por algum problema de saúde procure um advogado para te ajudar e orientar no seu caso. 

Com informações do site: jornalcontabil