quarta-feira, 23 de junho de 2021

Covid-19: Vacinas causam e aumentam dores menstruais?


 

Efeitos secundários são normais porém, modificações no ciclo menstrual não integram a lista oficial de potenciais sintomas decorrentes da toma da vacina contra a Covid-19

  Milhares de mulheres já reportaram "hemorragias mais intensas do que o normal" após receberem a vacina para a Covid-19.

Todavia, especialistas apontam que não existe um "risco acrescido" de ocorrência de problemas associados ao período menstrual decorrentes da toma da vacina, não havendo, como tal, motivo para adicionar esta condição à lista de possíveis efeitos secundários.

Números oficiais apontam que até 17 de maio foram feitas 2,734 queixas à agência reguladora britânica Medicines & Healthcare products Regulatory Agency (MHRA), acerca de problemas menstruais devido à toma da vacina da Oxford/AstraZeneca.

Adicionalmente, 1,158 mulheres reportaram a incidência de perturbações no seu ciclo menstrual após tomarem a vacina da Pfizer/BioNTech jab, e 66 como consequência de receberem o imunizante da Moderna.

Sendo que este efeito secundário não teria sido identificado durante os ensaios clínicos que envolveram milhares de pessoas, conduzidos pelas respetivas farmacêuticas.

Atualmente, e embora já tenham sido registradas milhares de queixas que apontam para uma possível correlação entre a toma da vacina e modificações no período menstrual, os cientistas ainda não conseguiram estabelecer uma ligação entre os dois elementos.
Após rever os dados, Sarah Branch, diretora do departamento de vigilância e risco de medicamentos da MHRA, disse ao The Sun que as evidências "não sugerem que existe um risco aumentado, após a vacinação". 

"O número de relatos é baixo se o compararmos ao número de mulheres que já tomou a vacina e tendo em conta os números gerais de distúrbios menstruais". 

"No entanto, continuamos a acompanhar de perto estes relatos para potenciais sinais", concluiu.


Com informações do site: diariovip