sexta-feira, 25 de junho de 2021

O que é aracnoidite? Doença matou a atriz Mabel Calzolari, aos 21 anos


 
Foto: Reprodução
A atriz Mabel Calzolari morreu aos 21 anos, nesta terça-feira (22), após sofrer parada cardiorrespiratória. A morte foi noticiada pela também atriz e amiga Monique Curi. No Instagram, ela escreveu que “com muita tristeza, informo que foi constatada a morte cerebral da nossa estrelinha”.

Mabel deixa um filho, Nicolas. Em 2019, a atriz foi submetida a uma punção na coluna espinhal. A raquianestesia é um tipo de anestesia usada durante o parto. Desde então, Mabel desenvolveu a aracnoidite torácica, uma doença rara.

Mas afinal de contas, o que é aracnoidite? A doença é muito rara. O paciente é diagnosticado com a aracnoidite quando há inflamação de uma membrana bem fina, a aracnoide, que envolve o sistema nervoso central.

A aracnoide está presente em diversas partes do corpo humano: em volta do cérebro, na coluna lombar, na coluna cervical e na coluna torácica. A doença que Mabel tinha era a aracnoidite torácica justamente por causa da localização da inflamação.

Todas as mulheres que fazem cesárea correm risco de desenvolver a doença? Não. A aracnoidite, de acordo com o médico Marcelo Valadares, neurocirurgião da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e do Hospital Albert Einstein, é uma doença muito rara. “Não é uma complicação frequente e nem esperada”, disse ele em entrevista ao UOL. 

Morte de Mabel repercute
A atriz que atuou em Malhação e em Orgulho e Paixão deixa um filho. Nas redes sociais, famosos como Tatá Werneck e João Fernandes, ex-noivo e pai do filho de Mabel, se despediram da atriz que morreu de forma precoce.


Com informações do site: 1news