segunda-feira, 26 de julho de 2021

10 razões pelas quais você se sente cansado


 
(Foto: Reprodução)
Por trás do cansaço e da fadiga constantes, podem haver muitas razões. A seguir veremos outros motivos que podem causar uma situação de cansaço contínuo, fadiga e letargia.

Depressão


É completamente natural sentir-se triste em resposta às lutas da vida. Mas se os sentimentos de apatia, desespero ou melancolia durarem mais de duas semanas, é muito provável que haja um quadro de depressão. 

Fadiga e depressão estão profundamente interligadas . Um estudo descobriu que as pessoas que estão deprimidas têm quatro vezes mais probabilidade de se sentirem fatigadas e que as pessoas fatigadas têm três vezes mais probabilidade de ficarem deprimidas.

A depressão tende a fazer as pessoas se sentirem oprimidas até mesmo pelas tarefas mais rotineiras. No entanto, existem maneiras de lidar com isso. São as seguintes:

  • Procure apoio de pessoas de confiança.
  • faz exercício
  • Desafie seu próprio pensamento
  • Mude sua dieta e escolha uma dieta saudável
  • Consulte um especialista

Problemas de tireóide


A glândula tireóide libera hormônios que controlam como o corpo usa os alimentos para obter energia . O hipertireoidismo ocorre quando a tireoide produz muito hormônio tiroxina, enquanto o hipotireoidismo (também se desenvolve quando é produzido pouco). Ambas as condições compartilham sintomas de fadiga e fraqueza muscular.

Os distúrbios da tireóide são muito tratáveis ​​e podem ser diagnosticados rapidamente com um simples exame de sangue. É recomendado que qualquer pessoa que sinta cansaço e fraqueza prolongada consulte o seu médico, pelo menos para descartar um problema de tireoide e, quando for o caso, para colocar um tratamento adequado.

Desidratação


Cansaço, irritabilidade e falta de concentração são sinais de que você não está recebendo líquidos suficientes . Todos os dias, a água do corpo é perdida através dos movimentos de respiração, suor, urina e evacuações. Esse fluido precisa ser substituído por fluidos por meio de alimentos e bebidas.

Geralmente, a sensação de sede é a maneira do corpo nos dizer que é hora de beber, mas nem sempre isso é correto. A melhor maneira de julgar se você está perdendo líquidos mais rápido do que bebendo é olhando para a urina. Urina clara ou clara significa que a pessoa está hidratada, mas se for de cor amarela escura, provavelmente há um problema de desidratação.

Resolver esse problema é tão fácil quanto sempre ter à mão bebidas, como sucos naturais, e comer alimentos ricos em água, como frutas e vegetais.

Excesso de cafeína


Beber café todos os dias pode ser saudável se for feito com moderação. Mas, se abusado, o excesso de cafeína pode ser muito prejudicial . Entre os problemas que pode causar está a sensação de cansaço.

O café e outras bebidas com cafeína atuam inicialmente como estimulantes que podem ajudar a aliviar temporariamente a sonolência. Mas, em excesso, a cafeína se torna um depressor. Para complicar ainda mais as coisas, o fato de que a dependência da cafeína significa que mais e mais dessa substância é necessária em qualquer de suas formas.

Para reduzir a sobrecarga de cafeína, você precisa tentar eliminar o máximo possível de fontes de cafeína, como café, chá, bebidas energéticas e chocolate. Isso não significa parar de tomar esses produtos completamente, mas moderar seu consumo.

Com informações do site: DICAS E CURIOSIDADES