segunda-feira, 5 de julho de 2021

17 razões para parar de tomar açúcar


 
Foto: Reprodução
O açúcar é importante para a vida e funções do corpo. Portanto, não estamos sugerindo parar de consumir açúcar por completo, mas parar de consumir produtos com adição de açúcar ou açúcar refinado. A opção de usar adoçantes artificiais não é muito melhor.

Você quer saber quais são os efeitos terríveis que o abuso de açúcar tem em seu corpo e em suas funções vitais? Quer saber os motivos pelos quais não é necessário ingerir açúcar? Neste artigo, vamos falar sobre isso.

Razões para parar de comer açúcar

# 1 – o açúcar é viciante


A intensa euforia que resulta de comer açúcar é provavelmente a principal razão pela qual gostamos de comer alimentos açucarados com freqüência e obsessivamente.

# 2 – Açúcar faz você engordar

Apesar de as gorduras terem má fama de serem culpadas de não podermos perder peso, a realidade é que a principal causa é o açúcar. Um excesso de açúcar faz com que o fígado trabalhe excessivamente para reequilibrar o sistema, armazenando o açúcar como gordura para que seus níveis de insulina permaneçam estáveis. Por não consumir açúcar constantemente, seu corpo será capaz de se reequilibrar facilmente e sem a necessidade de sobrecarregar o fígado.

# 3 – O açúcar impede que você escolha opções saudáveis

Tomar muito açúcar acarreta um excesso de energia , o que implica uma diminuição e depois um cansaço, o que nos faz querer mais. No entanto, pode haver outro motivo pelo qual você está se sentindo cansado depois da segunda tigela de açúcar: a falta de micronutrientes. Ao encher-se de açúcar, você não tem fome de comer coisas nutritivas.

# 4 – açúcar deixa você com fome

Não é que você esteja obcecado em comer, é que você realmente está com fome, porque o açúcar não sacia a fome.

# 5 – O açúcar alimenta o câncer


De acordo com um estudo da Universidade de Copenhagen, o açúcar ajuda no crescimento de células malignas que causam câncer.

# 6 – O açúcar anda de mãos dadas com outros produtos que você não deseja / deve consumir

O açúcar está geralmente presente em refeições pré-cozinhadas que, além disso, incluem uma variedade de ingredientes que não são ideais para a saúde, como aditivos e corantes artificiais.

# 7 – O açúcar torna você mais vulnerável a doenças

O açúcar pode, na verdade, suprimir o sistema imunológico e, como resultado, fica mais fácil ficar doente.

# 8 – O açúcar se transforma em gordura da barriga

Quando o fígado processa o açúcar, ele o transforma em gordura abdominal .

# 9 – O açúcar desencadeia desejos

O consumo de açúcar aumenta os níveis de açúcar no sangue . O corpo, ao tentar se reequilibrar, libera insulina. Esses processos fazem com que seus níveis de açúcar caiam rapidamente, fazendo você sentir fome. Assim, você volta a comer açúcar e entra em um ciclo vicioso no qual vai de desejo a desejo sem parar.

# 10 – Açúcar estraga seus dentes

As bactérias na boca se alimentam de açúcar, aumentando a probabilidade de cáries.

# 11 – O açúcar não tem valor nutricional

O açúcar não contém vitaminas, minerais ou nutrientes, apenas calorias.

# 12 – O açúcar causa síndrome de abstinência.

O açúcar faz com que o corpo libere opióides e dopamina, fazendo você se sentir bem. Isso faz com que seu corpo sempre queira mais. Quando você não dá o açúcar que seu corpo pede, aparecem sintomas como fadiga, dor de cabeça e alterações de humor .

# 13 – O açúcar pode ser a causa do seu mau humor

O mau humor e as mudanças drásticas de humor geralmente podem estar relacionadas ao açúcar devido à insulina. Quando a insulina é liberada no corpo, ela pode afetar outros hormônios , causando mau humor.

# 14 – O açúcar afeta sua pele

Um estudo encontrou uma ligação entre o açúcar e a pele. Se você quiser se livrar de rugas, espinhas e cravos, comece livrando-se do açúcar .

# 15 – Você não precisa adicionar açúcar à sua dieta se comer bem

As frutas e vegetais ricos em amido fornecem açúcares simples e complexos e outros nutrientes de que seu corpo precisa. Coma bem e não precisará adicionar açúcares refinados.

# 16 – O açúcar está ligado a vários problemas de saúde

Estamos a falar de depressão, Alzheimer, alergias ou problemas de tensão arterial, entre outros. o açúcar pode causar mais danos do que você pode imaginar.

# 17 – O açúcar afeta seu cérebro


Níveis elevados de açúcar no sangue têm sido associados à perda de memória e declínio cognitivo. O consumo de açúcar pode causar um efeito cascata no corpo, resultando no envelhecimento prematuro do cérebro.

Pensamentos finais

Embora não seja um veneno como tal, depois de ler esses motivos, você certamente o classificou dessa forma, pelo menos.

No entanto, isso não significa que você não deva comer açúcar refinado. Os especialistas recomendam não exceder 24 gramas por dia (6 colheres de chá).

Com informações do site: DICAS E CURIOSIDADES