segunda-feira, 19 de julho de 2021

4 benefícios do chocolate que vão te surpreender


 
(Foto: Reprodução)
Comer chocolate pode trazer muitos benefícios para a saúde , apesar de sua má reputação devido ao alto teor calórico, de gordura e de açúcar. No entanto, deve ser esclarecido que os benefícios observados no consumo de chocolate referem-se sobretudo ao chocolate preto puro, normalmente com 70% de cacau ou mais para não aumentar o consumo de açúcares e gorduras.

Tendo esclarecido este ponto, vamos ver quais são alguns dos benefícios potenciais para a saúde que comer chocolate amargo (sempre com moderação) pode ter.Uma descoberta recente sobre os  compostos fenólicos biologicamente ativos no cacau mudou essa percepção e estimulou a pesquisa sobre seus efeitos no envelhecimento, estresse oxidativo, regulação da pressão arterial e aterosclerose. Hoje, o chocolate é elogiado por seu tremendo potencial antioxidante.

O chocolate pode reduzir os níveis de colesterol

Consumir chocolate pode ajudar a diminuir os níveis de LDL (colesterol ruim).


Um estudo publicado no The Journal of Nutrition tentou esclarecer se barras de chocolate contendo esteróis vegetais e flavonóides de cacau têm algum efeito sobre os níveis de colesterol. Os autores do estudo concluíram que o consumo regular de chocolate rico em esteróis e flavonóides vegetais como parte de uma dieta com baixo teor de gordura pode ajudar a manter uma boa saúde cardiovascular, reduzindo o colesterol e melhorando a pressão arterial.

O chocolate pode prevenir a perda de memória


Cientistas da Harvard Medical School sugerem que beber duas xícaras de chocolate quente por dia pode ajudar a manter o cérebro saudável e prevenir a perda de memória em pessoas mais velhas. Os pesquisadores disseram que o chocolate quente pode ajudar a preservar o fluxo sanguíneo nas áreas do cérebro em que funciona.


De acordo com os pesquisadores, como diferentes áreas do cérebro precisam de mais energia para realizar suas tarefas, também precisam de mais fluxo sanguíneo. Essa relação, chamada de acoplamento neurovascular, pode desempenhar um papel importante em doenças como o Alzheimer .

O chocolate pode reduzir o risco de doenças cardíacas
Uma pesquisa publicada no British Medical Journal sugere que o consumo de chocolate pode ajudar a reduzir em um terço o risco de desenvolver doenças cardíacas . Os autores concluíram que os níveis de consumo de chocolate parecem estar associados a uma redução substancial no risco de distúrbios cardiometabólicos . No entanto, ele reconhece que mais estudos experimentais são necessários para confirmar um efeito potencialmente benéfico do consumo de chocolate.

O chocolate pode prevenir o derrame


Cientistas canadenses realizaram um estudo que concluiu que as  pessoas que comem chocolate têm 22% menos probabilidade de ter um derrame do que aquelas que não comem . Além disso, aqueles que tiveram um derrame, mas consumiram chocolate regularmente, tiveram 46% menos probabilidade de morrer como resultado do derrame.

Com informações do site: DICAS E CURIOSIDADES