sábado, 17 de julho de 2021

Lente de contato dental saiba tudo sobre elas


 
(Foto: Reprodução)
Hoje em dia cada vez mais as pessoas estão se preocupando com a aparência física, facial etc. Quando falamos de estética o sorriso é uma das primeiras coisas que nos preocupamos, por este motivo conversamos com o Dr RENARD GONÇALVES DE SOUZA especialista em Implantodontia e Endodontia sobre as lentes de contato dental. Muitas pessoas possuem dúvidas sobre este procedimento e o Dr Renard Gonçalves explica tudo nessa reportagem. 


É feito algum desgaste nos dentes para receber a lente de contato? 

Sim. Na verdade usamos o temo adequações. É necessário fazer essas adequações para que não aja sobre contorno, ou seja, um dente em cima do seu dente, a sua gengiva não receberia isto muito bem, pois pode trazer inflamações gengivais. 

Esses pequenos “desgastes” são realizados com microscópio, lupa para que aja o eixo de inserção correto da lente sobre o dente, já que o nosso dente existe várias inclinações. Fazendo este processo é possível alcançar um trabalho mais duradouro e confiável. Vale lembrar que o profissional que faz sem nenhum desgaste pode não estar utilizando a técnica correta, o que pode comprometer a qualidade e a durabilidade do trabalho.  

Nem que seja o mínimo de adequação, mas é preciso realizar. 

Me arrependi, tem como tirar? 

Não tem volta, como terá um certo “desgaste” no dente não é possível viver sem elas. 

Lembrando que o desgaste feito para receber a lente de contato, não são iguais daquelas reportagens que fazem de famosos que o dente fica super feio, aqueles desgastes são para colocar coroas, ou seja, é colocado o dente inteiro, a coroa geralmente é usada quando a pessoa sofre uma pancada ou deu carie e teve que fazer canal. o Para se ter uma ideia, se um leigo vê as adequações para lente de contato ele provavelmente nem saberá se o dente esta “desgastado” ou não, parece que o dente esta natural mas não está.  

Como é feito a medida para implantar as lentes de contato? 

Avaliamos imagens fotográficas e estudamos a própria arcada dentária, assim conseguimos entender qual o melhor formato de dente para aquele paciente, algumas pessoas combinam com os dentes mais quadrados, outras com dentes mais arredondados etc.  

Quanto tempo dura a lente de contato dental e como é a manutenção? 

Não existe um tempo exato, mas sabendo que com uma boa higienização, limpeza (inclusive fio dental), polimentos, visita regular ao dentista tem uma duração de 15 anos em média.  

É fundamental comentarmos sobre o envelhecimento do paciente, uma característica do envelhecimento é a gengiva subir e com isso expor a margem de transição do dente e a lente, por motivos estéticos pode ser que daqui 15 anos seja indicado a troca das lentes 

*Lembrando que é possível da carie nos dentes com lente de contato e se isso acontecer pode comprometer a estrutura do dente e talvez seja preciso a troca desta lente. 

A lente de contato mancha com vinho, chá café etc? 

Não, são feitas de porcelana e por este motivo não manchará ao longo do tempo. 

Por ser feito de porcelana, tem risco de quebrar? 

Sim, assim como os dentes naturais e as resinas a porcelana também corre esse risco, por isso é passado todas as instruções depois da confecção com os cuidados e sendo bem executadas esse risco é praticamente mínimo. 

Se a lente de contato dental for feita apenas nos dentes superiores, os dentes inferiores ficarão com cores diferentes? 

O ideal para uma melhor estética é que seja feito superior e inferior, embora algumas pessoas realizam apenas na parte superior pois são os que mais aparecem no sorriso. Em alguns casos se faz apenas superior e um clareamento na região inferior e se consegue um resultado agradável. 

Para quem é indicado colocar as lentes de contato dental?   

A correta indicação é para corrigir forma dos dentes e alguns casos de cor, ressaltando que quanto mais natural o dente estiver menor o nível de preparação e de “desgaste” por exemplo: Se o dente está escurecido ele vai passar uma adequação um pouco maior para que a lente consiga corrigir a cor.  

É indicado também quando o paciente: 

- Possui extensas restaurações com resinas nos dentes da frente que mancham com frequência; 

- Não conseguem uma harmonia da cor do dente com a resina; 

-  Pacientes que buscam algo mais duradouro; 

- Pessoas que possuem espaços entre os dentes e desejam fecha-lo; 

De modo geral pessoas que desejam um sorriso PERFEITO.

Com informações do site: PORTAL SBN