quarta-feira, 7 de julho de 2021

Vídeo: imagens mostram grupo armado invadindo a casa do presidente do Haiti; ele e a esposa foram mortos


 
Foto: Reprodução

Na madrugada desta quarta-feira (7), Jovenel Moise, presidente do Haiti, e a esposa, Martine Moise, foram mortos a tiros na residência da família em Porto Príncipe. De acordo com o site G1, o primeiro-ministro interino do país, Claude Joseph, confirmou a informação e revelou que o casal havia sido vítima de um grupo armado.

O presidente Jovenel Moise morreu no local.
Sua esposa, a primeira-dama Martine, foi atingida por um disparo e chegou a ser socorrida, mas veio a óbito no hospital. O primeiro-ministro interino do Haiti afirmou que um grupo armado invadiu a casa do presidente no meio da madrugada e cometeu o ataque.

Segundo Joseph, alguns dos homens falavam espanhol. O primeiro-ministro pediu para que a população tivesse calma e garantiu que todas as medidas de segurança à nação estariam sendo tomadas. Imagens que circulam nas redes sociais mostram o momento exato em que o grupo armado invade a residência do presidente.

As imagens foram registradas por vizinhos locais.
O presidente e a primeira-dama foram mortos em meio à crise instalada no Haiti desde 2015, quando as eleições foram canceladas. A nação é uma das mais pobres das Américas, e possui histórico de ditadura e golpes de Estado.

No ano de 2015, Jovenel Moise foi eleito à presidência, mas o pleito foi cancelado devido à existência de fraudes. Moise conseguiu ser eleito em novas eleições e tomou posse no ano de 2017. Novas eleições aconteceriam neste ano, porém, devido à pandemia, foram adiadas para 2022. Moise se manteve no poder mesmo diante das críticas da oposição.

Com informações do site: i7news