segunda-feira, 23 de agosto de 2021

Mãos e pés gelados podem indicar graves problemas de saúde; conheça algumas causas


 
Foto: Reprodução
Você sente as mãos e os pés gelados? Se sim, provavelmente já questionou se pode ser algo mais sério ou estar relacionado a algum problema de saúde. O fato é algo relativamente comum nos dias mais frios, já que a temperatura ambiente está mais baixa.

Contudo, quando este sintoma se torna algo frequente ou aparece mesmo em dias mais quentes, pode ser indício de que alguma coisa não vai bem no organismo. O fato é que sentir as mãos e os pés frios podem estar associados a problemas graves de saúde, especialmente má circulação, hipotireoidismo, diabetes e doenças relacionadas ao coração.

Se você nota que os pés e mãos tem ficado gelados com muita frequência e caso isso esteja ocorrendo em ambientes quentes, o ideal é procurar ajuda de um médico para poder identificar o motivo e começar um tratamento se necessário. Veja abaixo algumas causas que levam a ter pés e mãos gelados.

É algo comum quando a temperatura exterior está mais baixa que de costume. Isso ocorre porque o corpo contrai o vasos de sangue fazendo com que o sangue circule menos na região. Por isso, procure usar roupas que mantenham o corpo aquecido, especialmente no inverno.

Estresse
O organismo libera mais cortisol, noradrenalina e adrenalina na corrente sanguínea, aumentando o aperto dos vasos sanguíneos e causando uma redução no fluxo de sangue. A prática de atividade física pode ajudar a melhorar esses sintomas. Caminhadas, dança, andar de bicicleta, são algumas práticas que podem auxiliar no controle do estresse.

Má circulação
Esse é um problema de saúde que pode deixar mãos e pés frios. Isso ocorre devido à dificuldade que o sangue tem para circular pelas veias e artérias. A recomendação é ingerir bastante líquido para hidratar o corpo e caminhar por pelo menos meia hora são dicas importantes para ajudar no alívio do problema.

Insuficiência cardíaca
É uma enfermidade grave caracterizada pela incapacidade do coração de conseguir fazer o bombeamento do sangue que o corpo necessita. Isso quer dizer que o sangue pode não ter condições de fornecer os nutrientes e o oxigênio suficientes, especialmente as extremidades do corpo. É importante consultar um médico e tomar a medicação necessária. Além disso, é importante manter hábitos de vida saudável.

Com informações do site: 1news