terça-feira, 21 de setembro de 2021

Dia Mundial do Alzheimer: saiba como reconhecer os sinais da doença que afetou Marina Miranda, a Dona Charanga da 'Escolinha'

Foto: Reprodução
A maioria das pessoas não vê a demência como uma doença, mas sim como uma consequência normal do envelhecimento, de acordo com pesquisa da Alzheimer's Disease International (ADI), uma federação de associações que trabalham na conscientização, no combate à doença e no apoio a pacientes e famílias. Segundo a ADI, isso é um exemplo de como é preciso oferecer esclarecimento sobre o Alzheimer.

Nesta terça-feira (21) é o Dia Mundial da Doença de Alzheimer e, durante todo o mês de setembro, são realizadas ações em todo o mundo para conscientização. A doença foi uma das que acometeu a atriz e comediante Marina Miranda, de 90 anos, que morreu na segunda-feira (20) no Rio.

O relatório da ADI, fruto de uma ampla pesquisa, diz que ainda existe um grande "estigma" sobre as pessoas com Alzheimer. Por exemplo, a ideia de que as pessoas que vivem com a doença são "um peso para a família", ou para o sistema de saúde, que são pessoas "sem esperança" ou incapazes de falar por si mesmas.

O relatório afirma também que:
95% dos participantes acreditam que irão desenvolver demência durante sua vida;
78% dos participantes estão preocupados quanto a desenvolver demência em algum momento;
1 em cada 4 pessoas acredita que não há nada que você possa fazer em relação a demência;
Mais de 85% dos entrevistados que vivem com demência afirmam que sua opinião não é levada a sério;
Cerca de 20% dos entrevistados manteriam em segredo seu diagnóstico.

Com informações do site: G1