sexta-feira, 17 de setembro de 2021

O que fazer se você for picado por uma cobra? Especialista explica;


 
Foto: Reprodução
O Blackout Podcast desta semana conversou com Diego Sales, que é especialista em répteis e uma das principais autoridades em Alagoas sobre o assunto.

Questionado sobre o quê um indivíduo deve fazer, se for picado por uma cobra, ele explicou:

“Em caso de acidente, seja lá com qual cobra for, a gente aconselha que a primeira coisa que tem que fazer, é manter a calma, porque se for o caso de ser uma serpente peçonhenta, a adrenalina vai fazer [o coração] bombear mais sangue. Com isso, o veneno vai bombear mais rápido para o teu organismo, então é manter a calma. Se for na mão [a picada] é manter a mão elevada, se for no pé, manter o pé elevado, pra quando for transportar”, explicou.

Sobre a possibilidade de se fazer um torniquete, Sales disse que isso jamais deverá ser feito.

“Tu pensa comigo: foi picado na região, na mão do cara, aí tu vai lá amarrar aquilo dali, a mão do maluco, aquilo dali, tipo, o veneno vai ficar só preso naquela região ali. Então assim, digamos que seja uma jararaca, por exemplo, que tem bastante por aqui também, é um bicho que ele necrosa a picada dele faz com que necrose o local da picada. Se tu prender ali, o risco de tu perder a mão é muito mais rápido”, disse Diego.


 
Assista o corte deste trecho da entrevista:


Com informações do site: br104, Izael Nascimento.