sábado, 30 de outubro de 2021

Câmeras flagram onças-pintadas devorando vaca no Pantanal de MS: 'Pode demorar até quatro dias'


 
Foto: Reprodução
Câmeras de uma pousada flagraram uma situação comum na cadeia alimentar da fauna pantaneira: onças-pintadas devorando uma vaca.
 
"Um guia [de turismo] passou com um grupo a cavalo e viu a vaca abatida. Quando é assim, a gente sabe que é 99% de certeza que a onça vai voltar. Colocamos as câmeras e deu certo", conta o guia Luiz Fabiano Aragão Vargas que fez o flagrante no domingo (3).

 As cenas foram registradas em uma pousada de Aquidauana, no Pantanal de Mato Grosso do Sul, a cerca de um quilômetro da sede. Por lá, todo mundo sabe que onças vivem por perto, por isso é comum aparecer algum animal morto por elas.

O flagrante
Gerente da pousada, Joana Tatoni Pereira Coelho Murano explica como foi o registro das imagens.
 
"A gente instala [as câmeras] quando acha algum vestígio [de onça]. Por exemplo: um lugar que a onça está passando bastante. A gente vê as pegadas , vai lá e instala. Essas câmeras são ativadas conforme o movimento. No caso, eles [guias] passaram lá e viram que a vaca tinha sido abatida pela onça, foram lá e colocaram a câmera".

No caso de vacas, explica Fabiano, as onças "podem demorar até quatro dias comendo". As onças matam as presas com a força da boca. "Onça pintada tem muita força na boca. Também mata estrangulando a presa. Uma só já faz um estrago, imagina duas juntas. Ataque praticamente letal", finaliza

Com informações do site: DIÁRIO VIP