sábado, 23 de outubro de 2021

Cerimônia marca a inauguração dos novos leitos do Hospital da Brigada


 
Foto: Reprodução
 Na semana em que comemorou 75 anos o Hospital da Brigada Militar de Santa Maria (HBM) inaugurou 13 novos leitos e um novo Centro de Reabilitação Fisioterápico e Neurológico da Brigada Militar Capitão Médico Mariano da Rocha, em homenagem ao fundador da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), José Mariano da Rocha Filho, que foi capitão da Brigada Militar e diretor geral do hospital.

Várias autoridades militares, civis, públicas e familiares do Dr. José Mariano da Rocha Filho estiveram presentes na solenidade que contou com uma homenagens a diversas pessoas que fizeram e fazem parte da historia do hospital que é o único do interior do estado.

A cerimônia foi realizada no pátio da instituição e a Banda de Música da Brigada Militar foi a responsável pela execução dos hinos brasileiro e rio-grandense, além de diversas canções que foram abrilhantaram o evento.

HISTÓRIA
O Hospital da Brigada Militar de Santa Maria foi criado em 18 de outubro de 1946, por meio de decreto. Mesmo comparado a hospital de 4ª classe do Exército Brasileiro, o complexo começou funcionando como enfermaria. O diretor, na época, major médico Alberto Schons, foi incansável na transformação "de fato" da enfermaria em hospital. Em 19 de Dezembro de 1953, ocorreu a inauguração oficial do HBM/SM, sob o governo de Ernesto Dornelles, tendo o hospital como primeiro diretor o Tenente Coronel Médico Alfredo Augusto Pereira dos Santos.

Em 22 de agosto de 1978, o complexo foi ampliado e recebeu apartamentos, centro-cirúrgico, capela, ambulatório, laboratório e maternidade. A partir do ano de 2008, foi iniciado um processo de desenvolvimento e reestruturação da área física, com a reforma e modernização de todas as unidades de internação, num total de 50 leitos, além da construção de uma rampa de acesso com abrigo para facilitar o embarque e desembarque dos usuários.

Nessa época, foram adquiridos equipamentos importantes, como um arco cirúrgico, mesas cirúrgicas, modernos carros anestésicos, novos equipamentos para o setor de odontologia, ar-condicionado, televisão e frigobar para todos os quartos, além de outros aparelhos para o centro cirúrgico. Mais recentemente, um convênio com a Fundação Brigada Militar permitiu a terceirização dos serviços de laboratório, imagem e diagnóstico, com empresas instaladas dentro do hospital.

Com informações do site: BEI