sexta-feira, 1 de outubro de 2021

Funcionário do Saae morre após cair em tanque de esgoto durante manutenção em Boa Esperança, MG


 
Foto: Reprodução
Um funcionário do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Boa Esperança (MG) morreu e outro ficou ferido durante uma manutenção de rotina na estação de esgoto no fim da tarde desta quinta-feira (30). Segundo o Corpo de Bombeiros, os funcionários caíram em um poço com 6 metros de profundidade.

A assessoria da Saae informou que no momento do acidente, os funcionários faziam a limpeza do tanque de esgoto concentrado. Os homens usavam o caminhão de sucção de esgoto.

Segundo o Corpo de Bombeiros, os dois homens estavam caídos no fundo do poço, que tem cerca de 6 metros de profundidade. Os militares desceram até o local com o uso de uma escada prolongável e uma corda de segurança.

"Chegamos ao local, se tratava de um local de espaço confinado, de difícil acesso, com profundidade de 6 a 8 metros. Havia duas vitimas ao fundo, a gente não sabia se a vitima que estava inconsciente estava em óbito e a outra estava consciente. A gente não podia demorar", explicou o sargento do Corpo de Bombeiros, Rodrigo Narense Naves.

Lá eles constataram a morte de Gilderlan Fraga Cruz, 34 anos. O outro homem, Adélio Matheus de Paula, de 32 anos, foi resgatado com vida e encaminhado para o Hospital São Francisco de Assis, em Três Pontas (MG). O estado de saúde dele é estável.

A Polícia Civil informou que a perícia esteve no local e abriu um inquérito para investigar as causas do acidente. Uma das hipóteses investigadas pela polícia é que os homens possam ter inalado gases tóxicos e caído no tanque.

O Saae afirma que o acidente foi uma fatalidade e que todo suporte técnico será dado aos funcionários. Segundo a empresa, manutenções como essas são recorrentes e a tampa do tanque é aberta, o que pode descartar a presença de gases.

“Nós temos equipamentos novos no almoxarifado à disposição do servidor, máscara de proteção, cinto, macacão para proteção de esgoto, botas. Então, eu acredito que todas as precauções nesse sentido foram tomadas. Até porque, no local, a perícia vai poder identificar isso, existiam os equipamentos ao redor do pessoal, dos acidentados inclusive”, disse o assessor jurídico do Saae, Marcelo Miranda Ferreira.

O corpo de Gilderlan Fraga Cruz deverá ser levado para a Bahia, onde será sepultado.

Com informações do site: G1