sexta-feira, 1 de outubro de 2021

Motorista tenta atropelar policial em abordagem que apreendeu 700 garrafas de vinho argentino em SC


 
Foto: Reprodução
Um policial rodoviário federal quase foi atropelado na manhã desta sexta-feira (1º) na BR -116, em Mafra, no Norte catarinense. Ele tentava abordar motoristas de duas picapes carregadas com vinhos importados irregularmente da Argentina. Mais de 700 garrafas da bebida foram apreendidas na ação. Um dia antes, outras 400 garrafas de vinho argentino tinham sido recolhidas pela polícia em Rio do Sul, no Vale do Itajaí.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), as bebidas estavam dispostas nas caçambas dos dois veículos.

As picapes, uma Saveiro com placas de Guamiranga/PR e a uma Montana de Ivaí/PR, trafegavam juntos e foram abandonadas pelos motoristas. Os suspeitos fugiram para a vegetação.

Ao todo, 744 garrafas de vinho argentino foram apreendidas e entregues à Receita Federal de Curitiba.

Devido à pandemia, a fronteira do Brasil com a Argentina continua fechada. Por isso, não é permitido importar nenhum tipo de produto do país vizinho, nem mesmo se estiver dentro da cota permitida pelo Ministério da Fazenda. No caso de bebidas alcoólicas, o limite máximo é de 12 litros por pessoa.

Primeira apreensão
Outras 400 garrafas de vinho importadas irregularmente da Argentina foram apreendidas em Santa Catarina na noite de quinta-feira (30). A ação ocorreu na BR-470, em Rio do Sul, no Vale do Itajaí. As bebidas estavam distribuídas entre o porta-malas e o banco traseiro de um carro. O motorista, de 20 anos, foi preso e vai responder por crime de descaminho, tipificado no artigo 334 do Código Penal.

Com informações do site: G1