domingo, 10 de outubro de 2021

Nasa encara missão às pressas para destruir asteroide em possível rota de colisão com a Terra


 
Foto: Reprodução
A Nasa, agência espacial dos Estados Unidos, prepara uma missão para o próximo mês. O objetivo é tentar alterar o movimento de um asteroide no espaço a fim de evitar uma colisão com a Terra. O Dart (Teste de Redirecionamento de Asteroide Duplo) é a tecnologia utilizada, pegando carona em um foguete da SpaceX, no modelo Falcon 9.

“O Dart será a primeira demonstração da técnica do impactador cinético para alterar o movimento de um asteroide no espaço”, explicou a agência. Trata-se de um complexo de asteroides tecnicamente denominados (65803) Didymos, composto por um corpo de 780 metros de largura sob o qual orbita um satélite menor, de nome Dimorphos.

Para a operação, serão utilizadas tecnologias com câmeras e sistemas de navegação autônomos. A ideia é colidir com o Dimorphos a uma impressionante velocidade de 6,6 quilômetros por segundo, que será suficiente para alterar a órbita ao redor do corpo principal em uma fração de 1%, mudando, assim, a sua rota.

O lançamento da SpaceX Falcon 9 acontece na Base da Força Espacial de Vandenberg, na Califórnia (Estados Unidos), no próximo dia 23 de novembro, às 22h30. A espaçonave irá viajar no espaço por cerca de um ano até encontrar o asteroide em setembro de 2022.

O Dart inova ao utilizar painéis solares para o carregamento dos seus propulsores elétricos, sendo um demonstrativo da tecnologia que se aprimora a cada dia. Apesar do risco iminente de colisão com a Terra, a Nasa demonstra tranquilidade para a interceptação do corpo celeste antes de uma catástrofe. Entretanto, como em qualquer assunto envolvendo o universo, os rumores, especulações e temores sempre tomam conta do imaginário popular.

Com informações do site: I7NEWS