quinta-feira, 21 de outubro de 2021

O que é diabetes tipo 1 e tipo 2? Duas maneiras simples de reduzir as complicações dessa terrível doença


 
Foto: Reprodução
O diabetes é uma doença que se manifesta quando o corpo não produz insulina adequadamente e atinge cerca de 422 milhões de pessoas no mundo todo, sendo que cerca de 30 milhões delas são do Brasil.

A insulina é um hormônio necessário para controlar o açúcar no sangue. A descoberta do diabetes é atribuída ao astrônomo alemão Santorio Sanctorius, que descreveu o desenvolvimento da doença em 1656. Sendo considerada a segunda maior causa de mortalidade, o diabetes é um problema bastante complexo que afeta a saúde geral do corpo.  

Mas, qual a diferença do diabetes tipo 1 e tipo 2?

Diabetes tipo 1

Em diabetes tipo 1, produzem-se poucas células de insulina, ou estas não funcionam corretamente. O diabetes tipo 1 ocorre quando a insulina não é produzida na quantidade necessária, devido à destruição dos folículos da insulina (bolsas de insulina) do pâncreas. Há uma perda de sensibilidade ao hormônio, que tem de ser reposta por injeção de insulina.

Diabetes tipo 2

Em diabetes tipo 2, há resistência à insulina e muito menos produção natural pelo pâncreas. Diabetes tipo 2 ocorre quando a insulina circula em quantidade insuficiente. A resistência à insulina e a sua incapacidade de funcionar tornam-se problemas.

Como controlar seu diabetes? Dica 1

Vários estudos indicaram que a dieta e os exercícios são os dois principais fatores que afetam os níveis de açúcar no sangue.  É difícil para as pessoas com diabetes tipo 2 controlar seus níveis de açúcar no sangue se não fizerem exercícios.

Você provavelmente já ouviu falar que o exercício queima calorias e isso é verdade, mas também aumenta a quantidade de insulina que seu corpo produz. A insulina é o que seu corpo precisa para remover a glicose do sangue. Como resultado, se você não fizer exercícios, o açúcar no sangue não será removido de maneira adequada. Apenas 30 minutos por dia são suficientes para controlar a glicose no sangue.  

Como começar a comer saudável – Dica 2

Se você não estiver em forma ou com excesso de gordura, o risco de contrair diabetes é maior.

Nos caso de pessoas obesas, aumentar a quantidade de alimentos gordurosos fará com que você tenha diabetes mais rapidamente, pois levará a um maior acúmulo de gordura no corpo. A dieta realmente tem um impacto sobre os níveis de açúcar no sangue. Quando se trata de dieta, você precisa se concentrar em duas coisas: calorias e carboidratos.

Comece com coisas importantes como cortar carboidratos ruins. Quanto menos carboidratos você comer, menor será a probabilidade de armazená-los como gordura. Isso significa que você precisa evitar pão, macarrão e qualquer coisa que contenha açúcar. Os alimentos ricos em carboidratos aumentam o nível de açúcar no sangue, o que pode levar ao diabetes, se você não o controlar. 

Todos os alimentos gordurosos também farão com que você tenha diabetes mais rapidamente, pois isso levará a mais acúmulo de gordura no corpo. Por último, a elevada quantidade de açúcar nas bebidas também aumentará o seu nível de açúcar no sangue.

Com informações do site: 1News