quarta-feira, 6 de outubro de 2021

Últimas notícias de coronavírus na região de Campinas em 6 de outubro de 2021


 
Foto: Reprodução
Faltando pouco menos de cinco meses para o Carnaval de 2022, a Prefeitura de Vinhedo (SP) informou, na terça-feira (5), que não planeja retomar a festança de rua no ano que vem. Já uma parte das cidades que integram o Circuito das Águas analisa a volta do evento, que é tradicional na rota, após suspender as comemorações neste ano em razão da pandemia da Covid-19.

O levantamento foi feito junto às cidades do roteiro turístico e os cinco maiores municípios da área de cobertura do g1 Campinas. Veja abaixo.

Além de Vinhedo, que descartou a realização da festa no ano que vem, nenhum município consultado informou que já decidiu promover comemorações de Carnaval em 2022.

Ainda debatem o tema no Circuito das Águas: Águas de Lindóia (SP), Amparo (SP), Jaguariúna (SP), Monte Alegre do Sul (SP), Pedreira (SP) e Serra Negra (SP).

Dentre as maiores cidades da região, além da metrópole, Americana (SP), Hortolândia (SP), Indaiatuba (SP) e Valinhos (SP) também ainda aguardam definição sobre a realização de comemorações.

Bloqueados na vacinação poderão reagendar
Após três meses de penalidades para quem tenta escolher o fabricante da vacina contra Covid-19 ou falta na data agendada, Campinas (SP) decidiu suspender o bloqueio do CPF dessas pessoas ao revogar o decreto de 7 de julho. A nova medida está na edição do Diário Oficial desta quarta-feira (6), e considera o momento atual da pandemia.

"A medida foi tomada em razão da alta cobertura vacinal em Campinas com relação a primeira dose, a meta de 90% de pessoas vacinadas já foi atingida e o número de recusas é muito pequeno", informou a administração municipal, em relação ao público adulto, elegível na campanha de imunização.

A Secretaria de Saúde ressalta que "continua valendo a regra de não poder escolher o tipo de vacina a ser tomada. O imunizante aplicado será o que estiver disponível no local". O g1 questionou se haverá outro tipo de punição para os chamados "sommelier de vacina" e não teve resposta até esta publicação.

Na segunda (4), a prefeitura abriu 40 mil vagas para agendamento de moradores com mais de 18 anos; as vagas seguem abertas.

Casos e mortes

Desde o início da pandemia, já foram contabilizados 407.316 registros confirmados da enfermidade e 11.701 vidas perdidas nos 31 municípios da área de cobertura do g1 Campinas.

MAPA: casos de coronavírus pelo Brasil
Coronavírus: veja perguntas e respostas

Vacinados na região

Total de pessoas que receberam ao menos a primeira dose: 2.701.547 (76,95% da população)
Total de pessoas que estão totalmente imunizadas (com duas doses ou dose única): 2.059.800 (58,67% da população)
Total de doses aplicadas: 4.801.436

Com informações do site: G1 Campinas e Região