domingo, 21 de novembro de 2021

Bolsa de estomia: conheça detalhes sobre o procedimento e para que serve a bolsa usada por Szafir em desfile


 
Foto: Reprodução
O ator e apresentador Luciano Szafir esteve entre a vida e a morte quando contraiu Covid-19. Recuperado da doença, ele ainda enfrenta algumas sequelas. Apesar disso, o famoso fez questão de desfilar na SPFW, nesta última quinta-feira, 18 de novembro. Um detalhe que chamou atenção enquanto desfilava foi que deixou à mostra a bolsa de estomia.

Luciano Szafir tem usado a bolsa de estomia desde as complicações causadas pelo coronavírus. De acordo com a Associação Brasileira de Estomaterapia, a estomia é uma palavra com origem grega e quer dizer orifício e boca. Já na área de saúde, a expressão se refere à abertura realizada em um órgão interno para o meio externo. O procedimento é feito através de procedimento cirúrgico no sistema digestório, na via respiratória ou via urinária.

Existem vários tipos de estomia, mas no caso do ator Luciano Szafir foi realizada a colostomia, que ocorre quando o procedimento é feito no cólon. As funções das estomias vão variar conforme a víscera exposta ou órgão, podendo servir para eliminação urinária ou intestinal.

Luciano Szafir sofreu complicações após reinfecção da Covid
No mês de julho, o ator ficou hospitalizado por um mês para tratar complicações em decorrência do vírus. Durante o tratamento, ele sofreu um sangramento espontâneo no abdômen devido a uma perfuração da alça intestinal. O problema foi causado por complicações da terapia anticoagulante que é usado em pacientes em estado grave pelo vírus.

O ator foi submetido a uma intervenção cirúrgica para fazer a retirada da alça do intestino e limpeza da cavidade abdominal. Desde então, foi colocada a estomia no cólon. Depois do desfile, o pai de Sasha disse que o objetivo foi conscientizar as pessoas sobre a importância do uso da bolsa.

Com informações do site: 1NEWS