terça-feira, 9 de novembro de 2021

Raio atinge asa de avião e assusta passageiros


 
Foto: Reprodução
Um avião que viajava da Estônia para a Espanha, precisou retornar ao aeroporto de Lennart Meri após ser atingido por um raio no sábado (6). De acordo com o site Aviation Herald, não houve feridos.

Segundo dados divulgados pela plataforma RadarBox, que realiza rastreamento de voos, o avião já havia atingido a altitude de 2.400 metros, 4 minutos após a decolagem, quando os pilotos fizeram uma manobra repentina para retornar ao aeroporto. A aeronave havia sido atingida por uma descarga elétrica.
 
Para sorte dos passageiros e da tripulação, o pouso ocorreu em segurança cerca de 15 minutos após a decolagem. A companhia alocou um outro avião e os passageiros seguiram viagem.

Quando um avião é atingido por um raio, geralmente o impacto ocorre em uma das extremidades da aeronave, como nariz, as pontas das asas ou a cauda. Essas partes são reforçadas com materiais metálicos mais resistentes para suportar melhor a descarga elétrica e dissipar a energia.

Porém, é possível que essa descarga elétrica resulte em danos secundários em sistemas eletrônicos ou até mesmo causar superaquecimento de partes da estrutura metálica do avião.

Por essa razão, a aeronave permanecerá em solo até que seja feita uma inspeção pelo fabricante do veículo, para conferir a existência de danos e o planejamento da manutenção necessária.

Assista ao vídeo:  

Com informações do site: JD1