terça-feira, 21 de dezembro de 2021

‘Síndrome da bunda’ é um problema que é muito mais comum do que se imagina


 
Foto: Reprodução

Muitas pessoas acabam se esquecendo de que o bumbum precisa estar com a saúde em dia, uma vez que quando o glúteo não está funcionando corretamente, pode acabar causando a Síndrome da Amnésia Glútea, popularmente conhecida por Síndrome da Bunda Morta.

Muitas pessoas acham que o problema surge devido ao fato de ficar sentado muito tempo, mas especialistas explicam que não é bem assim. O fato é que, as pessoas que ficam sentadas por longos períodos, consequentemente não têm o hábito de fazer atividades físicas e daí pode surgir o problema.

Para o ortopedista Daniel Rosa, a síndrome da bund@ morta acontece quando há uma insuficiência do glúteo médio, ou seja, existe uma falta de preparo nesta musculatura. Mas um fato curioso é que esta síndrome pode estar presente também nas pessoas que praticam exercícios com frequência.

Segundo Daniel, quando um corredor não tem o fortalecimento necessário do glúteo médio, acaba ficando sem atingir a performance desejada. É o glúteo médio o grande responsável por manter a coxa e a pelve alinhados quando há atividades com maior descarga de peso, por exemplo, quando se faz uma caminhada mais longa ou corrida.

O ortopedista explicou, em uma entrevista ao portal Globo, que quando a pessoa está correndo ou andando e tira o pé do chão, é a ação do glúteo médio que faz a bacia ficar estabilizada. Se isso não acontece de forma correta, a bacia ‘cai’ para o lado oposto, o que pode gerar lesões.

Uma das melhores formas de evitar esta síndrome, é fazendo exercícios que englobam os mais variados grupos musculares, contando sempre com o acompanhamento de um profissional.


Com informações do site: 1news