quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

50°C: após chuva intensa, onda de calor extremo é a nova preocupação dos brasileiros


 


Foto: Reprodução

As fortes chuvas nos últimos dias deixaram vários estados brasileiros em alerta. Várias cidades foram tomadas pelas águas, centenas de famílias desabrigadas e agora os desabrigados vão voltando aos poucos para suas residências, onde terão muito trabalho pela frente por causa da lama que ficou.

Só que o brasileiro pode se preparar para uma forte onda de calor que está para atingir o país nos próximos dias. Assim como a Argentina, Uruguai e Paraguai, o Brasil poderá ter cidades registrando temperatura de até 50°C.

De acordo com o MetSul, um dos sites de meteorologia mais conhecido, será o calor mais extremo das últimas décadas e o que é pior, poderá durar um longo período, com temperaturas até 15°C acima do normal.

A dica é evitar se expor ao sol principalmente no horário de 10 da manhã até as 16 horas, procurando se hidratar o tempo todo, bebendo muita água e suco natural. Até o Rio Grande do Sul, onde geralmente faz mais frio, o calor chegará com tudo.

A previsão é que o sul do Brasil bata novo recorde de calor durante esse fenômeno e as cidades que mais sofrerão, são aquelas localizadas na região oeste do estado, pois ficam mais próximas ao centro da bolha de calor.

Bagé, Dom Pedrito e Jaguarão são alguns dos municípios onde as temperaturas vão subir muito até o final deste mês. Mas de acordo com o MetSul, já neste sábado, Pelotas começa a sofrer com o calor e poderá registrar temperatura de 42°C.

Os agricultores, que já estão preocupados com os prejuízos por causa das chuvas, agora têm um novo problema pela frente.

Com informações do site: i7news