sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

Anvisa confirma novo caso de Candida auris no Brasil


 
Foto: Reprodução

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou, nesta quarta-feira (12), o início de um terceiro surto do fungo Candida auris no Brasil.

Segundo a Anvisa, o caso ocorreu em um hospital da rede pública de Recife, no Pernambuco (PE), e foi confirmado em laboratório. Após a confirmação, a agência emitiu um alerta de risco para serviços de saúde de todo o país, com orientações de vigilância, prevenção e controle.

“A Anvisa está acompanhando as ações relacionadas ao surto, articulando-se com os envolvidos e apoiando as ações da força-tarefa nacional”, afirmou a agência, em nota.

“Os laboratórios de microbiologia devem intensificar a vigilância laboratorial para a identificação do fungo Candida auris”,  aconselha a Anvisa.

O que é Candida auris

Candida auris é um tipo de fungo que representa grave ameaça à saúde populacional por ser resistente a todos os remédios antifungos existentes, além de haver dificuldade de identificação, já que pode ser confundido com outros fungos.

O fungo foi identificado pela primeira vez me humanos em 2009, no Japão. Ele pode causar infecção sanguínea e outras infecções invasivas no organismo, e pode ser fatal em pessoas imunodeprimidas ou com comorbidades.

Com informações do site:  redetv