sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

Aplicativo da Google Play Store infecta mais de 500 mil celulares. Saiba como evitar essa ameaça


 
Foto: Reprodução

Um aplicativo disponível na Google Play Store infectou mais de 500 mil celulares Android com um vírus escondido. A informação é da empresa de segurança Pradeo, que detectou a ameaça e trouxe a público em um relatório recente.

Ao baixar o aplicativo Color Message, o aparelho do usuário era invadido pelo vírus Joker. A ferramenta é anunciada como um programa que possibilita a personalização de mensagens SMS.

O Joker simula cliques em anúncios maliciosos e gera dinheiro para seus controladores. Ele também inscreve as vítimas em serviços premium de SMS para roubar e cometer fraudes financeiras. Todas as informações do usuário, incluindo sua lista de contatos, são enviadas para um servidor na Rússia.

A Pradeo recomenda em seu relatório que quem instalou o app em seu dispositivo faça a desinstalação o quanto antes.

Google Play Store

Na loja de apps da Google, muitas pessoas parecem ter notado o problema. Grande parte das resenhas do Color Message são negativas, e citam inclusive a cobrança por serviços que não foram contratados.

Essa é apenas mais uma das ferramentas maliciosas que foram disponibilizadas na loja oficial do Android. Em outubro, o mesmo vírus foi usado em programas temáticos sobre a série Round 6, sucesso da Netflix.

Com informações do site: editalconcursosbrasil