segunda-feira, 24 de abril de 2023

Hemorroidas: levar celular para o banheiro favorece o surgimento do problema; veja como evitar




 Hábitos só costumam ser repensados quando surge um sinal de que algo não vai bem. Prolongar indefinidamente as visitas ao banheiro é um costume que se encaixa neste padrão. Dor, sangramento ou incômodo, quando aparecem, são sintomas comuns das hemorroidas, um problema que pode ter relação com um padrão comportamental.

De acordo com Hélio Antônio Silva, coloproctologista titular da Sociedade Brasileira de Coloproctologia, o modo como a evacuação acontece é a razão pela qual surgem a maioria das doenças na região.

Passar muito tempo sentado fazendo esforço, segurar quando a vontade vem e se limpar esfregando excessivamente o papel higiênico são os principais fatores de risco.
A proctologista Thaís Takahashi ressalta que os sintomas das hemorroidas são muito diversos, mas as pessoas tendem a procurar um médico com rapidez por se tratar de uma região muito sensível.

Sensação de peso na região e inchaço após ir ao banheiro, embora menos evidentes, também são sinais do problema.

Além do uso inadequado do papel higiênico, também são fatores de risco:

levar o celular ao banheiro e passar mais de cinco minutos sentado;
fazer muita força para evacuar;
segurar a vontade de ir ao banheiro por muito tempo;
fazer musculação com altas cargas.
Se ao longo do seu dia você está lembrando que a sua região anal existe, procure ajuda, a regra é não lembrar.
— Thaís Takahashi, coloproctologista
 
Importante: sangramento na região anal também pode ser um dos sintomas de câncer de intestino e um médico sempre deve ser consultado.

O que são hemorroidas?

As hemorroidas são vasos internos, como "almofadinhas", que se enchem de sangue quando há pressão na região. Nos casos em que o reto está sensibilizado, ocorre um sangramento ao fazer força.

Uma pessoa mais sensível desenvolve hemorroidas com gatilhos mais sutis, mas os hábitos de vida atuais favorecem o surgimento delas, uma vez que ficar sentado por longos períodos tentando evacuar faz parte da rotina de muitas pessoas.